2018/06/04

CMIV

CAMPEONATO NACIONAL II E III DIVISÃO POR EQUIPAS
Equipas B e C do CX A2D asseguram manutenção

Decorreu no passado fim-de-semana, em Matosinhos e Guimarães, as três últimas sessões do 60º Campeonato Nacional por Equipas da II Divisão e III Divisão e do Campeonato Distrital Absoluto Coletivo.
O jovem clube famalicense Clube de Xadrez A2D fazia-se representar por três equipas em cada uma das competições escaquísticas coletivas e ambicionava assegurar a manutenção no Nacional da II e III Divisão por Equipas, depois de ter assegurado na época transata o direito desportivo de participação na I, II e III Divisão Nacional de Xadrez.
Depois de 7 jornadas e mais de 500 jogadores em ação, ficaram-se a conhecer as subidas e descidas de cada uma das séries da II e III Divisão e Distrital Coletivo, competições a quatro tabuleiros em que se viveram emoções fortes do primeiro ao último lance de cada tabuleiro de Xadrez…
Tendo como objetivo principal a aposta em jovens valores, a Equipa D do CX A2D classificou-se em 4º lugar (1 vitória, 1 empate e 2 derrotas) no Campeonato Distrital Coletivo. A equipa D foi constituída por Carlos Azevedo, Phoenix Campos, Carlos Daniel Sampaio, Carlos Dias, Miguel Jorge, Duarte Abreu e José João Pinto. A equipa Campeã Distrital foi a ADC Perre, que disputará na próxima época a III Divisão Nacional.

Equipa D

É com orgulho e particular satisfação que o CX A2D viu as equipas B e C alcançarem os objetivos que se propuseram no início da época 2017/2018, pois alcançaram a manutenção no Campeonato Nacional Equipas II Divisão-Série A, III Divisão-Série A, respetivamente. A equipa B classificou-se em 5º lugar (3 vitórias e 4 derrotas) e foi constituída por Mariana Silva, João Romano (Capitão), Inês Silva, Bruno Ribeiro e Nuno Cachada. 

Equipa B

A equipa C classificou-se em 6º lugar (2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas) e foi constituída por José Santos, Marco Pereira, Pedro Ferreira, Vítor Carvalho, Simão Barroso, Pedro Vieira Carvalho e Andreia Mendes.

Equipa C 

Parabéns a todos!

Mais informações:


IV FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL DE XADREZ 
COLÉGIO DO AVE CAMPEÃO DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL A
JOSÉ JOÃO PINTO CAMPEÃO DISTRITAL INFANTIL A



A Escola Secundária Padre Benjamim Salgado - Joane foi palco da IV FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL DE XADREZ do Centro Local Desporto Escolar de Braga do ano letivo 2017/2018, no passado dia 2 de junho, contando com a participação de 12 Escolas do Distrito de Braga, num total de 72 jovens alunos xadrezistas subdivididos nos escalões Infantil A (2010, 2009 e 2008) e Infantil B (2007 e 2006).
Este evento foi organizado pelo Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e contou com o apoio do Centro Local de Desporto Escolar–Braga e Associação de Xadrez do Distrito de Braga.
A arbitragem e a direção da prova esteve a cargo dos professores Carlos Dias e José Queiroga e foram disputados 6 jogos com 10 minutos para cada jogador disputar uma partida.
O Clube de Xadrez A2D fez-se representar por 6 alunos provenientes da Didáxis-Riba de Ave e Colégio do Ave.
A nível coletivo o Clube de Xadrez A2D escreveu mais uma bela página da sua história no Desporto Escolar ao conquistar o Título Distrital Escolar Infantil A Coletivo e Individual.
Foi com enorme satisfação e orgulho que o Colégio do Ave viu José João Pinto (5,5 pontos), aluno do 3º ano, conquistar o seu primeiro título distrital escolar individual no escalão Infantil A e Duarte Abreu (5 pontos), aluno do 4º ano, sagrou-se Vice-Campeão.


Graças à excelente prestação dos quatro melhores alunos do Colégio do Ave (José João Pinto, Duarte Abreu, Tomás Carvalho, 4º lugar-4,5 pontos, e João Nuno Casalta, 5º lugar-4,5 pontos), o Clube de Xadrez A2D totalizou 19,5 pontos e em 2º e 3º lugares classificaram-se o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (15 pontos) e o Agrupamento de Escolas de Pedome (13,5 pontos), respetivamente.


Foi também com enorme satisfação que, a nível individual, o CX A2D viu Carlos Daniel Sampaio (Didáxis-Riba de Ave, 5 pontos) conquistar o 2º lugar absoluto–Infantil B. O Campeão Distrital Escolar Infantil B foi Pedro Gil Silva e coletivamente, neste escalão, triunfou o Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.


O Colégio do Ave fez-se ainda representar na Final Distrital Escolar Infantil A por Pedro Lima (9º lugar individual, 4 pontos) que obteve, também, um excelente desempenho face ao nível competitivo exibido a nível individual e coletivo neste evento xadrezístico escolar.
De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/equipas (alunos e seus professores) das Escolas do distrito de Braga.



Clube de Xadrez Colégio Ave  2017/2018 from Mário Oliveira on Vimeo.

Mais informações:
http://chess-results.com/tnr358271.aspx?lan=10&art=2&rd=6