2018/08/05

CMXI

VI TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE FAMALICÃO
GRANDE MESTRE XADREZ CUBANO STANLEY MARTINEZ VENCEDOR
CLUBE DE XADREZ A2D HOMENAGEADO 




Decorreu, dos dias 29 de julho a 4 de agosto, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco-Vila Nova de Famalicão, o VI Torneio Internacional Cidade de Famalicão, organizado pelo Clube de Xadrez A2D em parceria com a Associação de Xadrez do Distrito de Braga, contando com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis, Cooperativa de Ensino da Didáxis, Associação Académica da Didáxis, Federação Portuguesa de Xadrez e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O Diretor do Torneio foi o Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, e a arbitragem esteve a cargo de Carlos Dias, Presidente da AXDB, contando com o apoio do Árbitro Internacional Paulo Rocha e de Alzira Silva.
Este Torneio Internacional contou com a participação de 121 atletas, representantes de 12 países Argentina, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Israel e Portugal, entre os quais 21 eram Mestres de Xadrez.
O VI TICF encerrou Circuito Nacional de Clássicas da FPX que incluiu a realização de 6 Torneios Internacionais de Xadrez. Com um total de 3100€ de prémios em jogo o grande aliciante nesta edição consistiu na realização de 9 sessões, possibilitando a obtenção de normas de Mestre Internacional de Xadrez e a respetiva subida hierárquica no ranking mundial da Federação Internacional de Xadrez.
A 9ª e última sessão contou com o comentário das partidas de Xadrez transmitidas em direto pelo GM Jorge Ferreira, nº 1 do Xadrez Nacional, e Luís Romano, atleta da Equipa A do CX A2D. Esta iniciativa  foi transmitidas no Canal de Xadrez twitch.tv/thinkingchess e permitiu a todos os entusiastas do “jogo das 64 casas” uma visão e compreensão técnica das emoções vividas nas partidas que decidiram o topo da classificação absoluta até ao cair da seta de cada relógio.

O grande vencedor foi o Grande Mestre de Xadrez cubano Stanley Martinez, cabeça de série nº2, que alcançou 7,5 pontos em 9 jogos e obteve um prémio de 900 euros. Na sua quarta participação (2013, 2015, 2016, 2018) o GM cubano manteve o pleno de vitórias ao alcançar o 4º título do TICF.

A meio ponto da liderança classificaram-se 5 atletas ordenados do seguinte modo, pelos critérios de desempate: em 2º lugar clasificou-se o Grande Mestre canadiano Kevin Spraggett (AX Portugal, prémio de 650 euros); em 3º lugar classificaram-se,  o GM português Luís Galego (Assembleia Figueirense, prémio de 450 euros) e o GM búlgaro Vladimir Petkov (AX Gaia, prémio de 450 euros); em 5º e 6º lugares posicionaram-se, respetivamente,  o MI húngaro Gabor Nagy (GD Dias Ferreira, prémio de 250 euros) e o MI Rui Dâmaso (AXAT, prémio de 60 euros).

Análise da partida pelo vencedor GM cubano Stanley Martinez. que o isolou no topo da classificação.

A grande vencedora feminina foi a Mestre cubana do GDDF, WIM Yanela Moreno, alcançando o 18º lugar absoluto com 6 pontos. Os restantes premiados por escalões foram o GM Kevin Spraggett (AX Portugal), MN Ivo Dias (Sub-20, CX A2D), André Sousa (Sub-18, GDDF), Tomás Machado (Sub-16, AP Montijo), Pedro Gil Silva (Sub-14, CP Ronfe), Lucas Gonçalves (Sub-12, Ginásio Louriçal), Daniel Silva (Sub-10, AX Gaia) e Gustavo Filipe (Sub-08, EX Porto). Neste Torneio foram, também, premiados com 25 euros os melhores classificados por categoria ELO: 1º lugar Sub-2200-MN Paulo Pinho (Amigos Urgeses); 1º lugar Sub-2000-Levi Netanel (Assembleia Figueirense); 1º lugar Sub-1800- Sergey Demyanchuck (CX Braga) e 1º lugar Sub-1500-Vitor Carvalho (CX A2D).
A cerimónia de encerramento teve o privilégio de contar com a presença de Inês Barros, aluna finalista do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário. A jovem artista famalicense aspira uma carreira na área do design gráfico e foi com muito orgulho que a organização do VI TICF recebeu três desenhos da sua autoria. O desenho do logotipo do TICF foi sorteado entre os atletas participantes e o grande vencedor foi José João Pinto (CX A2D). Também, a nível individual e coletivo foram homenageados o MF Luís Silva e o Clube de Xadrez A2D, por todo o trabalho desenvolvido em prol do crescimento, afirmação e sedimentação do “jogo das 64 casas” no concelho de Vila Nova de Famalicão.
O tabuleiro nº1 do CX A2D recebeu das mãos de Inês Barros um retrato da sua participação no Campeonato Europeu de Seleções 2017 o que marcou a estreia numa convocatória para a Seleção Absoluta de Xadrez. O MN Bruno Gomes, Capitão do jovem clube famalicense, recebeu uma gravura do logotipo do CX A2D que será exposto na Sala de Xadrez do CX A2D.



Marcaram, também, a sua presença o Presidente da Associação de Pais e Encarregados Educação da Didáxis, Paulo Araújo; o Presidente da Associação Académica da Didáxis, Francisco Assis; o Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Carlos Dias e representante do Município Famalicense, Fábio Cunha.


No final, todos foram unânimes ao considerarem que este evento internacional de Xadrez transformou Vila Nova de Famalicão, na primeira semana de agosto, na Capital do Xadrez Nacional. Pelo sexto ano consecutivo, o Torneio Internacional Cidade Famalicão contribuiu para a divulgação e promoção do jogo das 64 casas. A organização desta iniciativa projeta já, no próximo ano, um Torneio ainda mais forte e competitivo para atribuição de normas de Mestre Internacional e Grande Mestre, dado que Vila Nova de Famalicão viveu uma semana de Xadrez de alto nível, afirmando-se no panorama xadrezístico além-fronteiras.


Mais informações: