2018/06/29

CMVIII


II TORNEIO INTERNO CLUBE DE XADREZ COLÉGIO DO AVE
Sucesso organizativo e participativo
… and the new King is João Diogo Pereira …



O Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave organizou no mês de junho o II TORNEIO CLUBE DE XADREZ COLÉGIO DO AVE, integrado na planificação anual da Atividade Extracurricular Xadrez Escolar.
Este Torneio dirigiu-se aos 16 alunos inscritos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, no presente ano letivo 2017/2018, no Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave. A direção e arbitragem da prova esteve a cargo do professor Mário Oliveira e contou com o apoio da equipa do Projeto IntegratEnglish, sendo adotado o sistema todos contra todos.
Depois de 13 sessões emocionantes, em que cada aluno dispunha de 10 minutos de reflexão por partida, o grande vencedor foi João Diogo Pereira (12 pontos, 1º A) que beneficiou de um melhor coeficiente de desempate que o 2º classificado, José João Pinto (3º A), que obteve o mesmo número de pontos, mas perdeu no confronto direto. Pedro Lima (11 pontos, 5º B) posicionou-se em 3º lugar e, desta forma, fechou o pódio absoluto.





A restante classificação final foi ordenada da seguinte forma:
Matis Ibanez (4º lugar, 3º A), Duarte Abreu (5º lugar, 4º A), Tomás Carvalho (6º lugar, 5º B), Tiago Sousa (7º lugar, 2º A), Salvador Pereira (8º lugar, 1º B), Martim Campos (9º lugar, 2º A), Edison Perg (10º lugar, 1º A), Gonçalo Salgado (11º lugar, 2º A), Pedro Balinha Mendes (12º lugar, 1º A), Afonso Borges (13º lugar, 3º A) e Dinis Alves (14º lugar, 1º B).
O benjamim do Clube de Xadrez do Colégio do Ave Ivo Costa, com apenas 5 anos, foi também agraciado com uma medalha de participação.
Esta iniciativa pretendeu dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez Escolar e Federado, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2017/2018, tendo como principal objetivo criar uma competição saudável entre os alunos do Colégio do Ave. Por consequência, os 6 alunos do Colégio do Ave melhores classificados neste Torneio viveram uma experiência única ao participarem numa simultânea de Xadrez Rápido com o Mestre Nacional Ivo Dias, elemento efetivo da equipa A do Clube de Xadrez A2D. O Colégio do Ave homenageou o MN Ivo Dias ao presenteá-lo com um retrato a carvão da autoria da Professora do Colégio do Ave Carla Teixeira.



A cerimónia de encerramento contou com a presença da Presidente da Associação de Pais, Isabel Sousa; a Professora do 1º Ciclo, Olga Neiva; Presidente da Direção Pedagógica, Isabel Oliveira; e Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Carlos Dias. Os Encarregados de Educação dos alunos participantes, também, marcaram a sua presença e no final todos foram unânimes em considerar o Xadrez “uma modalidade desportiva inter-geracional e inclusiva, constituindo uma poderosa ferramenta educativa”. A comprovar está a Declaração Escrita, aprovada no Parlamento Europeu, em 2012, que apela para a introdução do xadrez nas escolas da União Europeia, por se considerar que o xadrez estimula a paciência, a persistência, a criatividade, a capacidade analítica, a tomada de decisão, o método, características essenciais para o exercício de uma cidadania adaptada às exigências do nosso tempo, numa sociedade em que as solicitações de consumo imediatistas são constantes.