2018/06/20

CMVII


V Torneio de xadrez da União de Freguesias da Cidade de Guimarães
Tomás Carvalho vence escalão Sub-12




No passado dia 16 de junho decorreu no jardim público da Alameda de S. Dâmaso o V Torneio de Xadrez da União de Freguesias da Cidade de Guimarães.
Este evento xadrezístico destinado a atletas federados e não federados pretendeu sensibilizar a comunidade local à prática do “jogo das 64 casas”, promovendo o desenvolvimento da prática do Xadrez de forma inter-geracional já que reuniu jogadores desde o escalão Sub-10 aos Veteranos.







Este Torneio saldou-se num sucesso organizativo e participativo, pois contou com a participação de 31 jogadores e foi patrocinado pela União de Freguesias da Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião, da Cidade de Guimarães e organizado pelo Clube de Xadrez da Escola EB 2,3 João de Meira. Neste Torneio cada jogador dispunha de 15 minutos para disputar cada partida e o árbitro da prova foi João Martinho, Professor responsável do Clube de Xadrez João de Meira, e o Diretor de Prova foi Rui Porfírio, Presidente da Junta de Freguesia local.

O grande vencedor, pelo segundo ano consecutivo, foi o russo Sergey Demyanchuk (CX Braga) que efetuou uma performance 100% vitoriosa: 6 pontos em 6 jogos.

O CX A2D fez-se representar por 7 atletas e merecem destaque:
- José Santos que se posicionou no 3º lugar absoluto do pódio a 1 ponto da liderança e venceu o escalão Sub-16;

- Tomás Carvalho e Pedro Lima, alunos do Colégio do Ave, obtiveram 4 pontos (5º lugar ex-aqueo) e classificaram-se em 1º e 2º lugares no escalão Sub-12, respetivamente;

- Carlos Daniel Sampaio, também, obteve 4 pontos e foi Vice-Campeão no escalão Sub-14;

- No escalão Sub-10, Duarte Abreu e Tiago Sousa posicionaram-se em 13º lugar ex-aqueo (3 pontos) e posicionaram-se em 2º e 3º lugares no escalão Sub-10;

- Beatriz Lima obteve 2,5 pontos (19º lugar ex-aqueo) e alcançou o 2º lugar feminino.