2018/07/24

CMX


VI TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE FAMALICÃO
IMPÕE-SE NO PANORAMA INTERNACIONAL XADREZÍSTICO






Entre os dias 29 de julho a 4 de agosto realizar-se-á o VI Torneio Internacional Cidade de Famalicão nas instalações da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Pelo sexto ano consecutivo, este evento escaquístico reveste-se de particular importância na promoção e desenvolvimento de Xadrez e encerrará o calendário federativo do Circuito Nacional de Clássicas 2018 (6ª de 6 provas). Este ano, o Torneio Internacional será ainda mais disputado, elevando a sua qualidade com a participação de 20 jogadores titulados, 6 deles atletas da Seleção Nacional que participam e já participaram nas Olimpíadas de Xadrez.
Uma das novidades para esta edição consiste na realização da Ação de Formação “Inteligência emocional e orientações técnico-pedagógicas no jogo de xadrez de competição” que será dinamizada pelos Mestres de Xadrez João Leonardo e Rui Dâmaso. Esta iniciativa decorrerá nas instalações da Didáxis-Vale S. Cosme no dia 29 de julho com início previsto para as 9h00m e será finalizada às 17h00m.

Será dado continuidade às “Conversas com Mestres de Xadrez” iniciadas na edição transata que proporcionarão momentos de partilha de saberes dos jogadores titulados com as jovens promessas do Xadrez famalicense.
Em suma, na próxima semana, Vila Nova de Famalicão será a Capital do Xadrez Nacional onde se viverão emoções fortes no quadrado mágico das 64 casas.
A prova é organizada pelo Clube de Xadrez A2D em parceria com a Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB) contando com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis (APEED), da Cooperativa de Ensino da Didáxis, da Associação Académica da Didáxis (A2D), da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (CMVNF). O Diretor do Torneio é Coordenador do CX A2D, Mário Oliveira, e a arbitragem estará a cargo do Presidente da AXDB, Carlos Dias. Em relação ao ano anterior o prize-money manteve-se em 3000 euros, em que o 1º lugar arrecadará 900 euros, 2º lugar – 650 euros, 3º lugar - 450 euros, 4º lugar - 350 euros, 5º lugar - 250 euros e 6º ao 10º classificados - 60 euros. O grande aliciante nesta edição consiste na realização de 9 sessões o que permitirá a obtenção de normas de Mestre Internacional de Xadrez e a respetiva subida hierárquica no ranking mundial da Federação Internacional de Xadrez.



O VI Torneio Internacional Cidade de Famalicão foi apresentado à imprensa na passada terça-feira, 24 de julho, como sendo um dos melhores a nível nacional, reunindo Grandes Mestres, Mestres Internacionais e Nacionais de Xadrez provenientes de doze países: Argentina, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Israel e do nosso país. São aguardados 130 de participantes, recorde de participação, com destaque para o Grande Mestre
Canadiano Kevin Spragett (cabeça de série nº1 participou em 8 Olimpíadas, melhor jogador Canadiano de todos os tempos, Top-100 nos anos 80 atingindo os ¼ Final do Campeonato do Mundo em 1989 – Torneio de Candidatos). O cabeça de série nº2 é o GM cubano Lelys Martinez
(cabeça de série nº2, atual Campeão Nacional 1ª Divisão por Clubes pelo GDDF, venceu o I, III e IV TICF, Campeão Nacional Juvenil 2002, 8º melhor jogador de Cuba). Os cabeças de série nº3 e nº 4 são os GM búlgaro Vladimir Petkov (atual Vice-Campeão Nacional Coletivo da 1ª Divisão em representação da Academia de Xadrez de Gaia) e GM israelita, de origem moldava,
Michael Oratovski (cabeça de série nº4, Treinador entre 2002-2004 da Campeã Mundial búlgara
 Antoaneta Stefanova 2004-2006, Campeão Nacional Sub-20 da Moldávia em 1987, Estudante de Referência da Escola Botvinnik-Kasparov em 1986-1988).
Estão ainda confirmadas as presenças do 2º, 3º e 4º tabuleiros da Seleção Nacional de Xadrez, GM Luís Galego, MI Ruí Dâmaso e o jovem MI André Sousa, bem como, de jogadores que já vestiram as cores da Seleção: MI Paulo Dias, MF João Leonardo, MF Pedro Rego.
Os Mestres de Xadrez MI húngaro Gabor Nagy, GM argentino Daniel Campora e o MI espanhol, de origem argentina, Maurício Vassallo poderão causar sensação neste Torneio pela experiência que têm e pelos resultados de referência que têm vindo a obter na presente época desportiva.
O Xadrez feminino tem, também, um aliciante nesta edição, pois participarão três Mestres, nomeadamente, a WIM cubana Yaniela Moreno (cabeça de série nº 15, referência do Xadrez Feminino Cubano), a WGM Anda Safranska (cabeça de série nº 16, naturalizada francesa, de origem Letónia que já venceu por oito vezes o Campeonato Nacional Feminino e participou em oito Olimpíadas) e a WFM portuguesa Ariana Pintor que já representou a Seleção Nacional Feminina.
O Xadrez famalicense estará representado pelo Mestre Nacional Ivo Dias (Vencedor II Torneio Internacional Cidade Famalicão e membro efetivo da Seleção Nacional Jovens), 2º tabuleiro do CX A2D que venceu na presente época a Supertaça de Portugal 2017/2018. Também, o atual Campeão Distrital AXDB João Romano, Capitão da Equipa B do CXA2D, poderá causar uma surpresa agradável face aos resultados excelentes que tem vindo a alcançar individualmente e coletivamente.
 As jovens atletas pertencentes à Seleção Sénior Feminino, Mariana Silva e Inês Silva, marcarão também presença neste evento internacional xadrezístico vestindo as cores do jovem clube famalicense CXA2D.

No final da conferência de imprensa todos foram unânimes em considerar o Xadrez “uma modalidade desportiva inter-geracional e inclusiva, constituindo uma poderosa ferramenta educativa”. A comprovar está a Declaração Escrita, aprovada no Parlamento Europeu, em 2012, que apela para a introdução do xadrez nas escolas da União Europeia, por se considerar que o xadrez estimula a paciência, a persistência, a criatividade, a capacidade analítica, a tomada de decisão, o método, características essenciais para o exercício de uma cidadania adaptada às exigências do nosso tempo, numa sociedade em que as solicitações de consumo imediatistas são constantes.


Mais informações: