2018/09/09

CMXIII

TORNEIO DE MESTRES
O Mestre Internacional David Martins, do GD Dias Ferreira, foi o grande dominador do Torneio Nacional de Mestres de xadrez, impondo-se com grande autoridade na prova, que decorreu no Centro Cultural de Cascais.
David Martins concretizou o favoritismo que lhe era atribuído à partida, ao somar 7,5 pontos, resultantes de sete vitórias, um empate e uma derrota. O único desaire do jogador do GD Dias Ferreira sucedeu frente ao outro mestre internacional em prova, Paulo Dias (Sporting).
Na segunda posição ficou o surpreendente Bruno Martins, jovem Sub-16 do Ateneu do Montijo que tem registado uma evolução impressionante. Bruno Martins assegurou o segundo lugar ao superar o mestre FIDE José Padeiro (O Amanhã da Criança) na última ronda.
Também o terceiro classificado, José Margarido (Profigaia) revelou-se uma agradável surpresa.
Classificação final:
1.º David Martins (GD Dias Ferreira), 7,5 pontos
2.º Bruno Martins (Ateneu do Montijo), 5,5
3.º José Margarido (Profigaia), 5
4.º José Padeiro (O Amanhã da Criança), 5
5.º Paulo Dias (A.Xat), 5
6.º José Alves dos Santos (AX Portugal), 4,5
7.º André Fidalgo (Santoantoniense), 4
8.º Ivo Dias (CX A2D), 3,5
9.º Vítor Guerra (ADRC Mata de Benfica), 2,5
10.º António Pereira dos Santos (Sporting), 2,5.


Torneio de Honra parra José Guilherme Santos
Paralelamente ao Torneio de Mestres decorreu o Torneio Nacional de Honra, para xadrezistas menos cotados, e nele sagrou-se vencedor José Guilherme Santos (GX Alekhine), que totalizou 8 pontos em nove jornadas. O jovem talento do GX Alekhine ganhou oito partidas e apenas perdeu uma, frente a Isabel Santos (Sporting).


Fonte: www.fpx.pt