2019/03/10

CMXLVI


XX TAÇA AXDB
Clube de Xadrez A2D sagra-se Octocampeão





Decorreu no passado sábado, dia 9 de março, a Final da Taça de Braga de Xadrez 2018/2019 na Sala de Xadrez da Didáxis -Vale S. Cosme, com início às 15h00m, numa organização conjunta do Clube de Xadrez A2D e Associação de Xadrez do Distrito de Braga, contando com o patrocínio da Camara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Este evento constituiu mais um marco histórico na vida do jovem clube famalicense, CX A2D, que revalidou o título conquistado pela 8.ª vez consecutiva e, desta forma, alcançou o octocampeonato na prova coletiva mais marcante a nível distrital. Tendo por adversário, o clube vianense ADC Perre, que disputa atualmente a III Divisão Nacional, a equipa famalicense mostrou a sua superioridade, após 3 horas de jogo, com 4 vitórias nos 4 tabuleiros em disputa.
Após 1h30m de jogo a vitória começou a ser construída, no 4.º tabuleiro, por Rui Pedro Gomes que venceu David Melo e de seguida, no 1º tabuleiro, o Mestre FIDE Luís Silva superiorizou-se a Miguel Palhas. Com o resultado 2-0 favorável ao CX A2D, Bruno Ribeiro venceu com golpe táctico Francisco Parente no 3.º tabuleiro. Finalmente, no 2º tabuleiro, o Capitão do CX A2D, MN Bruno Gomes, venceu com elegância Ricardo Sora.
Desta forma, o resultado final fixou-se em 4-0 e esta vitória representa mais um feito notável nos quinze anos de história deste clube famalicense que mantém a supremacia escaquística no distrito de Braga desde a época 2011/2012.
Os atletas MF Luís Silva, MN Bruno Gomes, MN Ivo Dias, João Romano, Carlos Novais, Bruno Ribeiro, Inês Silva, Rui Pedro Gomes, José Santos, Emanuel Fernandes e Mário Oliveira fizeram parte da equipa A do CX A2D nas 3 eliminatórias que foram disputadas.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Presidente da AXDB, Carlos Dias, que arbitrou a Final e de Rui Ferreira, representante do pelouro do Desporto da CM Vila Nova de Famalicão, que aproveitou a oportunidade de homenagear, relativamente à época transata, o atual Vice-Campeão Nacional Absoluto, MF Luís Silva, e dos atuais Vice-Campeões Nacionais Amadores Vítor Carvalho (Nacional Semirrápidas elo 1600) e José Santos <1600 acional="" e="" elo="" jos="" o:p="" pidas="" r="" santos="">(Nacional Rápidas elo 1600).



Mais informações: