2019/05/26

CMLVI


V FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL DE XADREZ
JOSÉ JOÃO PINTO BICAMPEÃO DISTRITAL INFANTIL A

Decorreu em Guimarães, na Escola EB 2,3 João de Meira, a V FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL DE XADREZ do Centro Local Desporto Escolar de Braga do ano letivo 2018/2019, no passado dia 25 de maio, contando com a participação de 10 Escolas do Distrito de Braga, num total de 67 jovens alunos xadrezistas subdivididos nos escalões Infantil A (2010, 2009 e 2008) e Infantil B (2007 e 2006).



Este evento foi organizado pelo Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas João de Meira e contou com o apoio do Centro Local de Desporto Escolar – Braga e Associação de Xadrez do Distrito de Braga.
A arbitragem e a direção da prova esteve a cargo dos professores João Martins, Carlos Dias e José Teixeira. Foram disputados 6 jogos com 10 minutos para cada jogador disputar uma partida.


O Clube de Xadrez A2D fez-se representar por 2 alunos provenientes do Colégio do Ave: José João Pinto (Infantil A) e Afonso Lindoso (Infantil B).


Foi com enorme satisfação e orgulho que o Colégio do Ave viu José João Pinto (6 pontos em 6 jogos), aluno do 4.º ano, revalidar o título distrital escolar individual no escalão Infantil A ao efetuar uma performance 100% vitoriosa. Coletivamente o CLIB venceu coletivamente num torneio que juntou 30 alunos.


No escalão Infantil B, na sua estreia no Desporto Escolar, Afonso Lindoso apurou-se para a Final Distrital e alcançou um excelente desempenho face ao nível competitivo exibido: 15.º lugar ex-aqueo em 37 participantes. 


O Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado alcançou a dobradinha ao vencer coletivamente e individualmente, em que Francisco Carvalho (5 pontos em 6 jogos) alcançou o seu primeiro título distrital escolar individual.

De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/equipas (alunos e seus professores) das Escolas do distrito de Braga.

Mais informações: