2019/05/06

CMLIII

XLI TAÇA DE PORTUGAL DE XADREZ
CX A2D CAI NOS 1/8 DE FINAL


A realização dos Oitavos de Final da 41.ª edição da Taça de Portugal por Equipas, referente à época 2018/2019, decorreu no passado fim de semana, no dia 4 de maio de 2019. Esta eliminatória foI realizada em formato concentrado em duas zonas: Zona Norte (sede do Grupo de Xadrez do Porto) e Zona Sul (Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana), contado com 16 equipas apuradas. 
O Clube de Xadrez A2D defrontou o histórico clube matosinhense Grupo Desportivo Dias Ferreira atual Campeão Nacional da I Divisão. Numa tarefa que se avizinhava “quase” impossível os jovens atletas famalicenses mostraram, mais uma vez, a sua tenacidade e ambição. 
Após 3 horas de jogo, no 4.º tabuleiro, a WCM Mariana Silva empatou com Ricardo Andrade e no o MN Ivo Dias nãp resistiu ao favoritismo do mais recente Grande Mestre, de origem cubana, Arian Gonzalez. No 2.º e 3.º tabuleiros seriam necessárias duas vitórias para assegurar a passagem para os Quartos de Final, mas tal não foi possível... No 2.º tabuleiro o atual Campeão Distrital Absoluto,João Romano, não conseguiu concretizar a vantagem duradoura que conquistou na Abertura perante o Mestre Internacional Indiano Venkata Srinath e empatou,aopasso que no 3.º tabuleiro Carlos Novais não foi feliz e perdeu perante uma das jovens promessas do xadrez Espanhol Adrian Jimenez.