2019/07/01

CMLXI


XI TORNEIO INTERNACIONAL DE XADREZ CARLOS I SILGAR
Mestre Nacional Ivo Dias brilha além-fronteiras


Decorreu entre os dias 22 a 30 de junho no Hotel Carlos I, na localidade espanhola Sanxenxo (Pontevedra), a 11.ª edição do Torneio Internacional de Xadrez Carlos I Silgar que já é uma referência no calendário da Federação Galega de Xadrez e está intregrado no Circuito galego constituído por 5 Torneios de Lentas (Carlos I Silgar; Campus Ourense; Cidade de Ferrol ; Aberto Albarino; Hotel Cemar).
Este torneio contou com a participação de 105 inscritos, provenientes de 16 países (Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, India, Inglaterra e Portugal), contando com a presença de 14 jugadores titulados.
Neste Torneio foi adotado o sistema suíço, disputando-se 9 sessões com ritmo de 90 minutos para cada jogador com acréscimo de 30 segundos por cada lance efetuado, com o aliciante de um prize-money no valor de 6350 euros.
O grande vencedor, com 7,5 pontos, foi o Grande Mestre espanhol David Larino, depois de se
viverem fortes emoções até ao final da 9ª e última sessão, que arrecadou um prémio monetário de 1000 euros.
Um dos grandes destaques desta competição foi o jovem mestre famalicense Ivo Dias que ficou a escasso meio ponto do líder e mesmo não sendo feliz nos critérios de desempate (6.º lugar empatado com o 3.º classificado) arrecadou um prémio monetário de 400 euros.
Desta forma, o MN Ivo Dias deixou excelentes indicações para o VII Torneio Internacional Cidade Famalicão, que se realizará entre os dias 28 de julho a 3 de agosto na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, que tem garantido a participação de 20 Mestres Titulados com um prize-money de 3250 euros.

Mais informações: