2019/07/22

CMLXIV


VII TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE FAMALICÃO
IMPÕE-SE NO PANORAMA INTERNACIONAL XADREZÍSTICO


Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto realizar-se-á o VII Torneio Internacional Cidade de Famalicão nas instalações da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Pelo sétimo ano consecutivo, este evento xadrezístico reveste-se de particular importância na promoção e desenvolvimento de Xadrez e encerrará o calendário federativo do Circuito Nacional de Clássicas 2019 (8.ª de 8 provas). Este ano, o Torneio Internacional será ainda mais disputado, elevando a sua qualidade com a participação de 21 jogadores titulados.
A prova é organizada pelo Clube de Xadrez A2D, contando com o apoio da FPX – Federação Portuguesa de Xadrez, AXDB - Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Associação de Pais Encarregados Educação Didáxis - Vale S. Cosme e da Cooperativa de Ensino Didáxis.

O Diretor do Torneio é o Coordenador do Clube de Xadrez A2D, Mário Oliveira, e a arbitragem estará a cargo do AI - Árbitro Internacional Eduardo Viana que será coadjuvado pelo AI Paulo Rocha (transmissão de partidas online) e pelo Presidente da AXDB, Carlos Dias.


Em paralelo, decorrerá no dia 28 de julho na Sala de Xadrez do CX A2D a Ação de Formação "Inteligência Emocional e Orientações técnico-pedagógicas no jogo de xadrez de competição - Parte II", depois do sucesso que a Parte I obteve no ano anterior, dinamizada pelos Mestres de Xadrez João Leonardo e Rui Dâmaso. Também, nos dias 30 de julho, 1, 2 e 3 de agosto decorrerá um Curso de "Formação Inicial de Árbitros de Xadrez" orientado pelo Presidente da Comissão de Arbitragem da FPX Vitorino Ferreira. Assim, o VII TICF afirma-se nesta edição não só na componente competitiva, mas também na componente formativa, o que constitui uma mais-valia para o desenvolvimento do Xadrez Distrital e Nacional.
Será dada continuidade às “Conversas com Mestres de Xadrez” iniciadas na edição transata que proporcionarão momentos de partilha de saberes dos jogadores titulados com as jovens promessas do Xadrez famalicense.
Em suma, na próxima semana, Vila Nova de Famalicão será a Capital do Xadrez Nacional onde se viverão emoções fortes no quadrado mágico das 64 casas.

Em relação ao ano anterior o prize-money aumentou para 3250 euros, em que o 1.º lugar arrecadará 1000 euros; 2.º lugar,750 euros; 3.º lugar, 500 euros; 4.º lugar, 350 euros; 5.º lugar, 250 euros e do 6.º ao 10.º classificados, 60 euros. O grande aliciante nesta edição consiste na realização de 9 sessões o que permitirá a obtenção de normas de Mestre Internacional de Xadrez e a respetiva subida hierárquica no ranking mundial da Federação Internacional de Xadrez.

O VII Torneio Internacional Cidade de Famalicão foi apresentado à imprensa na passada segunda-feira, 22 de julho, como sendo um dos melhores a nível nacional, reunindo Grandes Mestres, Mestres Internacionais e Nacionais de Xadrez provenientes de dez países: Arménia, Argentina, Bélgica, Bulgária, Canadá, Cuba, Dinamarca, Espanha, Perú e do nosso país. São aguardados 100 participantes, com destaque para o Grande Mestre Arménio Karen Grigoryan, cabeça de série n.º1, 15.º melhor jogador da Arménia e Campeão Europeu Sub-16 em 2010. O cabeça de série n.º2 é o GM cubano Lelys Martinez, vencedor do I, III, IV e VI TICF, Campeão Nacional Juvenil 2002 e 8.º melhor jogador de Cuba. O cabeça de série n.º3 é o experiente GM português Luís Galego, membro efetivo da Seleção Nacional Absoluta, com 4 títulos nacionais absolutos conquistados e é atualmente o 2.º melhor jogador português.
A participação do atual Campeão Nacional Absoluto, também, está confirmada. O GM português António Fernandes é o recordista de títulos nacionais absolutos conquistados totalizando 16 Campeonatos.
O Xadrez feminino demonstra-se também aliciante nesta edição, pois conta com a participação de duas Mestres: a WGM peruana Deysi Cori, com dois títulos mundiais de jovens: Sub-16 (2009) e Sub-20 (2011), e é atualmente a Tetracampeã Continental das Américas e a WIM cubana Yaniela Moreno, cabeça de série n.º 11, referência do Xadrez Feminino Cubano.
O Xadrez famalicense estará representado pelo Mestre Nacional Ivo Dias, vencedor do II Torneio Internacional Cidade Famalicão e TOP-50 Nacional. Também, o atual bicampeão Distrital AXDB João Romano poderá causar uma surpresa agradável face aos resultados excelentes que tem vindo a alcançar individualmente e coletivamente. A jovem atleta pertencente à Seleção Sénior Feminino, Mariana Silva, marcará, também, presença neste evento internacional vestindo as cores do clube famalicense CX A2D.



No final da conferência de imprensa todos foram unânimes em considerar o Xadrez “uma modalidade desportiva inter-geracional e inclusiva, constituindo uma poderosa ferramenta educativa”, por se considerar que “o xadrez estimula a paciência, a persistência, a criatividade, a capacidade analítica, a tomada de decisão, o método, características essenciais para o exercício de uma cidadania adaptada às exigências do nosso tempo, numa sociedade em que as solicitações de consumo imediatistas são constantes”.



Mais informações: www.ticf.webnode.pt