2016/03/20

DCCLXI

Campeonato Nacional Feminino de Xadrez
Mariana Silva Campeã Nacional Semirrápidas

Ambiente geral.

De 19 a 23 de março realiza-se no Axis Porto Hotel o Campeonato Nacional Feminino.
Depois de na época passada Pedras Salgadas ter recebido 63 participações diferentes no conjunto das 3 provas, esta prova emblemática do Calendário Nacional da Federação Portuguesa de Xadrez realizou-se no Porto, juntando desta vez um total de 77 inscrições. O Clube de Xadrez A2D faz-se representar, tal como na época transata, pelas irmãs Inês e Mariana Silva membros integrantes da Seleção Nacional de Jovens de Xadrez Federado.
O primeiro dia de competição, 19 de março, ficou reservado para o ritmo de Rápidas, na parte da manhã, e Semirrápidas na parte de tarde.
A prova de Rápidas jogou-se em sistema suiço, num total de 7 jogos de 3 minutos mais 2 segundos de acréscimo por jogadora. A mestre feminina WCM Sara Monteiro (ADRC Mata de Benfica) sagrou-se grande vencedora (prémio monetário de 100 euros) graças ao confronto direto com a mestre feminina WFM Ana Batista (GC Odivelas) que se quedou no 2º lugar. Em 3ª lugar ficou a mestre feminina WFM Ariana Pintor (GX 113), tendo sido a melhor de 5 jogadoras com 5,0 pontos, onde estava integrada a jovem atleta famalicense Mariana Silva (CX A2D) que se posicionou em 4º lugar absoluto. Inês Silva (CX A2D) classificou-se em 12º lugar, obtendo 4 pontos, numa prova que contou com 31 atletas inscritas.
Pódio absoluto do Nacional de Xadrez Feminino- vertente Rápidas.
Parabéns!

A prova de Semirrápidas foi disputada em sistema suíço com 6 jogos de 15 minutos mais 10 segundos de acréscimo por jogadora. Este torneio contou com a participação de 33 jogadoras, incluindo 4 mestres de Xadrez Feminino, e teve mais uma estreante na conquista de um título nacional feminino sénior. Foi, pois, com enorme satisfação que o CX A2D viu Mariana Silva conquistar o título nacional feminino sénior-vertente semirrápidas com uma performance invicta: 5,5 pontos em 6 jogos, acrescido de um prémio monetário de 100 euros. Depois do vice-título nacional sénior conquistado a época passada, no mesmo ritmo de jogo, confirma-se, desta forma, a evolução da jovem atleta famalicense que ambiciona tornar-se uma referência incontornável do Xadrez Nacional Feminino. Em 2º e 3º lugares posicionaram-se WFM Ana Batista (GC Odivelas) e WFM Maria Inês Oliveira (GD Dias Ferreira), respetivamente.
O primeiro dia da competição Campeonato Nacional Feminino-vertente lentas iniciou-se no dia 20 de março e prolonga-se até dia 23 de março. Este evento escaquístico contará com a participação de 13 atletas, incluindo 2 Mestres de Xadrez feminino. Inês Silva, atual Campeã Nacional Sénior, tentará revalidar o título nacional e a sua irmã, Mariana Silva, melhorar o 4º lugar obtido na época passada.
Pódio absoluto do Nacional de Xadrez Feminino- vertente Semirrápidas.
Parabéns!

O Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Cooperativa de Ensino Didáxis e à A2D-Associação Académica da Didáxis pelo patrocínio a estas atletas famalicenses, bem como, ao apoio prestado pelos Encarregados de Educação e à Federação Portuguesa de Xadrez.


Mais informações: