2016/03/20

DCCLX

CX A2D CAMPEÃO DISTRITAL COLETIVO ABSOLUTO 2016

Para mais tarde recordar: CX A2D campeão distrital coletivo pela terceira vez, depois de 2006 e 2010!
Parabéns a todos!

O Clube de Xadrez A2D sagrou-se no passado Sábado, dia 20 de março, Campeão Distrital Absoluto por Equipas 2016 de partidas lentas (ritmo 90 minutos e acréscimo de 30 segundos por lance, para cada um dos jogadores em 4 tabuleiros). Este feito é uma conquista assinalável, pois este título coletivo é a prova de maior importância do calendário anual de competições distrital de desporto federado, a par da Taça da Associação de Xadrez do Distrito de Braga.
Na 5ª e última jornada, a equipa C do CX A2D encontrava-se isolada na tabela classificativa e enfrentou a equipa E do CX Braga impondo uma vitória convincente por 4-0. Desta forma, o sonho da conquista do título coletivo pela terceira vez, depois de 2006 e 2010, começou a “desenhar-se” após vitória na 3ª sessão à equipa cabeça de série nº 1, Equipa B do CX Escola EB 2,3 João de Meira, pois nas restantes sessões a equipa famalicense soube impor de forma magistral o seu favoritismo inicial. O pódio absoluto foi completado pelas equipas B da AX Barcelos e CX Escola EB 2,3 João de Meira que se posicionaram em 2º e 3º lugares, respetivamente, tendo participado 8 equipas.
A equipa do CX A2D “C” foi constituída por: José Santos, 2,5 pontos em 4 jogos; Vítor Carvalho: 3 pontos em 3 jogos; Henrique Peres: 4 pontos em 4 jogos; Simão Barroso: 4 pontos em 4 jogos; Carlos Azevedo: 4 pontos em 4 jogos e Pedro Vieira Carvalho: 1 ponto em 1 jogo.
Para a próxima época o CX A2D assegura mais uma equipa participante no Campeonato Nacional da III Divisão (Equipas), dado que, a equipa B do CX A2D encontra-se “instalada” confortavelmente no 1º lugar na Série A e tem a manutenção mais que assegurada, dependendo apenas de si para subir à II Divisão Nacional por Equipas o que à partida avizinhava-se uma meta quase impossível de atingir.
Os resultados obtidos são fruto do empenho, dedicação e apoio dos atletas deste jovem clube famalicense, vertente Federada e de Desporto Escolar, bem como do contributo dos professores responsáveis, encarregados de educação e Direções da Associação Académica da Didáxis e Cooperativa de Ensino Didáxis.

Mais informações: