2016/01/31

DCCLIV

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS SEMIRRÁPIDAS POR EQUIPAS
CLUBE DE XADREZ A2D TOP 5 NACIONAL EM DOSE DUPLA

No passado dia 30 de janeiro realizou-se em Ílhavo, na Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, o Campeonato Nacional de Jovens de Partidas Semi-Rápidas por Equipas nos escalões Sub08-Sub-12 e Sub14-Sub20. Este evento escaquístico contou com o apoio do Clube de Xadrez ATL da Coutada, Clube de Xadrez Colégio Português, Associação de Xadrez de Aveiro, Câmara Municipal de Ílhavo, Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Edubox, S.A., Forminho, Lda., Pingo Doce.
Este torneio saldou-se, mais uma vez, num sucesso participativo e organizativo, pois participaram 49 equipas, com 200 jovens xadrezistas em jogo ao mesmo tempo em cada uma das 7 rondas disputadas.



A delegação do CX A2D foi chefiada pelo Capitão do CX A2D, CM Bruno Gomes, e apresentou duas equipas, CX A2D A e CX A2D B, no escalão mais competitivo Sub16-Sub20. A equipa A, 2ª cabeça de série, partiu com a ambição de revalidar o título conquistado a época passada e colecionar, desta forma, o terceiro título nacional; a equipa B, 8ª cabeça de série, tinha a ambição de melhorar o seu ranking inicial no início da prova. Estiveram presentes 14 equipas, e estas defrontaram-se entre si alinhando com 4 jogadores onde o resultado final é constituído pela soma dos resultados individuais de cada jogador. A equipa A não foi feliz no “jogo do título” com o GD Dias Ferreira perdendo pela margem mínima (1,5-2,5) e após empatar com a EX Porto (2-2) classificou-se em 3º lugar absoluto com 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota. A equipa do CX A2D A foi constituída por CM Ivo Dias (1º tabuleiro; 5 pontos em 7 jogos), Bruno Ribeiro (2º tabuleiro; 5 pontos em 7 jogos), João Romano (3º tabuleiro; 5,5 pontos em 7 jogos) e Mariana Silva (4º tabuleiro; 6,5 pontos em 7 jogos).

A performance da equipa B constituiu uma agradável surpresa ao posicionar-se em 4º lugar absoluto após registar 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. A equipa do CX A2D B foi constituída por Inês Silva (1º tabuleiro; 4 pontos em 7 jogos), José Santos (2º tabuleiro; 3,5 pontos em 7 jogos), Simão Barroso (3º tabuleiro; 4,5 pontos em 7 jogos) e Carlos Azevedo (4º tabuleiro; 3,5 pontos em 7 jogos).


Foi, também, com enorme satisfação que se registou na cerimónia de encerramento a homenagem aos jovens mestres famalicenses Bruno Gomes e Ivo Dias que foram agraciados com o diploma da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) do título Candidate Master acumulando com os títulos de Mestre Nacional de Xadrez.

Mais informações: