2015/12/19

DCCXLIX

XIII TORNEIO DO VALE: a tradição mantém-se!
Luís Silva coleciona o terceiro título

A Associação Académica da Didáxis organizou no passado dia 17 de dezembro, na Sala de Eventos da Didáxis-Vale S. Cosme, o XIII TORNEIO DO VALE, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1º Período.
Este Torneio dirigia-se a jogadores federados e não federados do Clube de Xadrez A2D com o objetivo de promover o xadrez entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, bem como, divulgar “o jogo das 64 casas” junto dos jovens e toda a comunidade escolar associada à Didáxis - Cooperativa de Ensino, garantindo, assim, a continuidade do Núcleo, preparando os seus atletas para competições internas e extraescolares.
Esta iniciativa contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Estiveram presentes 32 jogadores e pretendeu-se, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2015/2016 em dois polos: Didáxis – Vale S. Cosme e Didáxis-Riba de Ave. Desta forma, antes de o Torneio se iniciar realizou-se uma Simultânea de Xadrez dinamizada pelo Capitão do CX A2D, MN Bruno Gomes, e pelo Professor dinamizador do CX A2D na Didáxis Riba de Ave, Rui Pedro Gomes.
Simultânea de Xadrez dinamizador por MN Bruno Gomes e Rui Pedro Gomes foi mais uma iniciativa de sucesso!
Parabéns!

Sob coordenação, arbitragem e direção de Prova dos professores Carlos Dias, presidente da AXDB, e Mário Oliveira, professor responsável do CX A2D, o XIII TORNEIO DO VALE foi vencido pelo ex-aluno da Didáxis-Vale S. Cosme, Mestre FIDE Luís Silva, com uma performance invicta: 6 vitórias e 1 empate em 7 jogos, totalizando 6,5 pontos. Desta forma, com esta vitória Luís Silva colecionou o terceiro título desta prova, igualando o record do CM Ivo Dias (2010, 2013 e 2014), depois da sua primeira vitória no IX e X TORNEIO DO VALE (2011 e 2012)! Em 2º lugar classificou-se o CM Ivo Dias (6 pontos), a escasso meio ponto da liderança, e o capitão do CX A2D, MN Bruno Gomes, fechou o pódio absoluto ao posicionar-se em 3º lugar (5,5 pontos). De destacar, também, as prestações de José Santos e Carlos Azevedo que se posicionaram em 4º e 5 º lugares absolutos com 5 pontos. No que diz respeito à distribuição de prémios por escalões os grandes vencedores foram: João Emanuel (Infantil A, 8º lugar absoluto), Maxim Yarovenko (Infantil B, 16º lugar absoluto), Simão Barroso (Iniciado 7º lugar absoluto), Pedro Pereira (Juvenil, 6º lugar absoluto) e Henrique Peres (Júnior 10º lugar absoluto). A grande vencedora na categoria feminina foi Andreia Mendes (13º lugar absoluto) e Sofia Oliveira (27º lugar absoluto) e Teresa Santos (30º lugar absoluto) classificaram-se em 2º e 3º lugares, respetivamente.
Ambiente geral.


 Pódio absoluto do XIII Torneio do Vale!
Parabéns!

MF Luís Silva foi homenageado pela Cooperativa de Ensino da Didáxis e A2D!
Parabéns!

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Representante do Desporto e Juventude da CMVNF, Rui Batista, do Presidente da AXDB, Carlos Dias, do Diretor da A2D, Francisco Assis, da Direção Pedagógica da Didáxis-Vale S. Cosme, Isabel Matos, Andrea Silva, Ana Isabel Abreu e Francisco Assis, do Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Paulo Araújo, e do Representante da recém-eleita Associação de Estudantes da Didáxis-Vale S. Cosme, Ricardo Lopes.
Em paralelo à atribuição dos prémios absolutos, femininos e por escalões deste evento o Mestre FIDE Luís Silva, 1º tabuleiro do CX A2D, foi homenageado pela Cooperativa de Ensino Didáxis e A2D, pois marcará presença no XI Festival Internacional de Ajedrez "GEMA63". O convite para este evento escaquístico de referência na Galiza, que decorrerá entre os dias 18 e 23 de dezembro no sistema de “todos contra todos” com média elo 2320, vai ao encontro do objetivo do jovem atleta famalicense em obter a terceira e derradeira norma de Mestre Internacional de Xadrez.
No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que o CX A2D tem desenvolvido em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível concelhio, distrital, nacional e além-fronteiras complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.
A fotografia da "Família CX A2D"!
Para mais tarde recordar...

Mais informações: