2015/11/22

DCCXLIII

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE SEMIRRÁPIDAS
IVO DIAS VINCA HEGEGEMONIA NO XADREZ JOVEM NACIONAL

Para mais tarde recordar...
Parabéns a todos!

Decorreu no passado dia 21 de novembro no Pavilhão Municipal da Maia, o Campeonato Nacional Jovem de Xadrez federado, na vertente Semirrápidas (15 minutos mais 10 segundos de acréscimo por cada lance por jogador para acabar a partida).Este evento foi organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), do O Amanhã da Criança, Academia de Xadrez da Maia e da Câmara Municipal da Maia.
Este campeonato contou com 337 participantes distribuídos por 7 escalões (Sub-08, 10, 12, 14, 16, 18 e 20) em jogo em disputa dos títulos absolutos e femininos. Esteve também em disputa o título coletivo absoluto e feminino por parte dos 37 clubes representados.
A delegação do Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis foi constituída por 13 atletas que “vestiram as cores da Didáxis” e alcançaram, mais uma vez, resultados individuais e coletivos surpreendentes!
Ivo Dias vinca hegemonia no Xadrez Jovem Nacional!
Parabéns!

O grande destaque desta delegação foi a conquista do  título nacional absoluto no escalão Sub-18 pelo jovem Mestre famalicense Ivo Dias, vincando a hegemonia no Xadrez Jovem Nacional com uma performance invicta: 6,5 pontos em 7 possíveis! Inês Silva denotou o excelente momento de forma que atravessa ao sagrar-se Vice-Campeã Nacional Sub-14 (12º lugar absoluto). Em excelente plano, também, estiveram os jovens atletas famalicenses José Santos (Sub-14, 4º lugar ex-aqueo), Bruno Ribeiro (Sub-18, 4º lugar) e João Romano (Sub-20, 3º lugar ex-aqueo). Desta forma, coletivamente, o CX A2D voltou a apresentar-se em bom plano ao alcançar o 3º lugar ex-aqueo, a par do histórico clube matosinhense GD Dias Ferreira com 21 pontos. Com apenas mais 2 pontos, o Colégio Português (Aveiro) alcançou o 2º lugar e a equipa vencedora foi o CX AE D. Filipa Lencastre (Lisboa) totalizando 36 pontos.
O escalão Sub-12 contou com 74 participantes e os jovens atletas famalicenses do Clube de Xadrez A2D, Carlos Daniel Sampaio e João Emanuel Silva, obtiveram prestações muito promissoras ao classificarem-se em 18º lugar ex-aqueo, com 4 pontos em 7 possíveis.
No escalão Sub-14, em 43 participantes, Pedro Carvalho (Clube de Xadrez A2D) e Luís Castro (CX A2D) alcançaram o 26º e 35º lugares ex-aqueo  e deram boas indicações para a época que se avizinha.
No escalão Sub-16, Simão Barroso (CX A2D) e Simão Cunha (CX A2D), obtiveram prestações satisfatórias ao alcançarem 2,5 pontos em 7 possíveis, classificando-se em 31º lugar ex-aqueo.
No escalão Sub-18, Mariana Silva ficou a escasso meio ponto do pódio feminino classificando-se em 9º lugar absoluto e Andreia Mendes, com 3 pontos, posicionou-se em 17º lugar ex-aqueo.
Estes resultados obtidos pelos atletas do jovem clube famalicense CX A2D resultam do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação de novos valores na aprendizagem deste mui nobre desporto – ciência na Didáxis-Vale S. Cosme e Didáxis-Riba de Ave. Estão de parabéns todos os Jogadores da Associação Académica da Didáxis, Encarregados de Educação, Professores responsáveis e a Cooperativa de Ensino Didáxis.
Mais informações: