2015/11/08

DCCXL

CAMPEONATO DO MUNDO DE JOVENS DE XADREZ
IVO DIAS E INÊS SILVA OBTÊM A MELHOR PRESTAÇÃO DA SELEÇÃO NACIONAL

Ambiente geral.

O Campeonato Mundial de Jovens Sub-08 a Sub-18 2015 decorreu na Grécia, em Porto Carras- Halkidiki, de 24 de outubro a 6 de novembro e contou a presença de 15 atletas da Seleção Nacional de Jovens.
Este evento escaquístico foi a maior prova internacional de jovens do ano 2015, onde estiveram presentes os grandes talentos mundiais do xadrez, participando 1600 jovens de mais de 80 países diferentes no total de 12 provas (6 escalões desde os Sub-08 aos Sub-18, cada um deles na categoria de Absoluto e Feminino).
Esta participação foi antecedida da Concentração da Seleção Nacional de Jovens, realizada nos dias 28 e 29 de agosto em Oeiras, onde toda a delegação esteve presente a preparar a participação nesta prova internacional.
A equipa técnica foi constituída pelos Mestres de Xadrez MI Jorge Ferreira, WMF Margarida Coimbra, MN Pedro Rego e MI Sérgio Rocha. Integrados na Seleção nacional de Jovens marcaram presença 3 jovens atletas famalicenses, atuais Campeões Nacionais nos seus escalões: CM Ivo Dias (Sub-18), Mariana Silva (Sub-18 Feminino) e Ana Inês Silva (Sub-14 Feminino).
O grande destaque foi mais uma vez para Vila Nova de Famalicão, já que os dois melhores atletas da Seleção Nacional foram Ana Inês Silva e Ivo Dias.
Ana Inês Silva, a mais jovem Campeã Nacional Sénior, classificou-se em 38º lugar ex-aqueo em 125 participantes obtendo 6 pontos em 11 possíveis. A Campeã Mundial Sub-14 foi a indiana WMF R. Vaishali com 9,5 pontos em 11 possíveis (8 vitórias e 3 empates), mantendo a invencibilidade nesta prova.
Ivo Dias, no torneio mais competitivo e exigente, exibiu-se em grande forma ao posicionar-se em 35º lugar ex-aqueo em 116 participantes alcançando, também, 6 pontos em 11 possíveis. Desta forma, com um ganho de 12 pontos de elo FIDE o Mestre de Xadrez português mais jovem aproximou-se, de forma sustentada, do título de Mestre FIDE. O Campeão Mundial Sub-18 foi o iraniano Masoud Mosadeghpour que obteve uma performance invicta conquistando 9,5 pontos em 11 possíveis (8 vitórias e 3 empates).
O Clube de Xadrez A2D foi ainda representado por Mariana Silva, pentacampeã nacional jovem, que não foi feliz nas três últimas sessões pelo que se classificou em 70º lugar em 80 participantes. A Campeã Mundial Sub-18 foi a indiana WMF M. Mahalakshmi com 9 pontos em 11 possíveis (8 vitórias, 2 empates e 1 derrota).

Jovens atletas famalicenses marcaram presença, mais uma vez, na maior prova internacional de Xadrez Jovem!
Parabéns!

O Clube de Xadrez A2D gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Cooperativa de Ensino Didáxis e à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pelo patrocínio a estes atletas famalicenses, bem como, ao apoio prestado pelos Encarregados de Educação dos atletas e à Federação Portuguesa de Xadrez.

Mais informações: