2015/09/21

DCCXXXIV

CAMPEONATO DISTRITAL INDIVIDUAL DE RÁPIDAS E SEMIRRÁPIDAS

IVO DIAS VENCE DISTRITAL DE XADREZ RÁPIDAS

RUI PEDRO GOMES VICE-CAMPEÃO DISTRITAL DE XADREZ SEMIRRÁPIDAS
O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez na vertente Rápidas e na vertente Semirrápidas realizou-se no passado dia 19 setembro, sábado, no First College - Braga, com arbitragem a cargo do Presidente do CX de Braga, David Fernandes, e direção da prova sob a responsabilidade do Diretor  do First College – Braga, Acácio Sanches.

Da parte da manhã decorreu o Torneio Individual de Rápidas que contou com a participação de 45 atletas. O sistema adotado nesta vertente do “jogo das 64 casas” consistiu numa partida com duração aproximada de 10 minutos (5 minutos + 2 segundos de acréscimo por cada lance efetuado). O grande vencedor foi o jovem atleta famalicense Ivo Dias (Clube de Xadrez A2D) e, desta forma, conquistou o seu segundo título distrital absoluto na vertente mais rápida do “jogo das 64 casas”. Este feito notável foi possível graças à conquista de 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota, em 8 jogos disputados. Em 2º lugar classificou-se Anatoli Khodorov (CX Escola EB 2,3 João de Meira) que obteve os mesmos pontos que o líder, mas obteve um coeficiente de desempate inferior, e o último lugar do pódio foi ocupado por António Caramez Pereira (AX Barcelos).

Da parte de tarde realizou-se o Torneio Individual de Semirrápidas onde cada partida tinha a duração aproximada de 30 minutos (15 minutos + 3 segundos de acréscimo por cada lance efetuado). Num total de 51 atletas inscritos, o grande vencedor foi o cabeça de série nº 2, António Caramez Pereira, com uma performance 100% vitoriosa. Em 2º lugar classificou-se Rui Pedro Gomes (CX A2D), com 6 pontos, o que constituiu uma agradável surpresa, já que à partida era o cabeça de série nº 9, sendo apenas derrotado pelo líder! O último lugar do pódio absoluto foi ocupado por João Sequeira Costa (Amigos de Urgeses) com 5,5 pontos em 7 possíveis.

Esta prova contou com a organização e apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, do First College-Braga, representando mais uma manifestação do empenho e dedicação na promoção e sedimentação do Xadrez no Distrito de Braga, em particular no concelho de Braga.

Mais informações:
CAMPEONATO DISTRITAL COLETIVO DE RÁPIDAS E SEMIRRÁPIDAS
CLUBE DE XADREZ A2D IMPERIAL FAZ A DOBRADINHA
O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez Coletivo na vertente Rápidas e na vertente Semirrápidas realizou-se no passado dia 20 de setembro, domingo, na Escola EB 1 Gemunde-Ronfe, com arbitragem a cargo de Joaquim Machado, e direção da prova sob a responsabilidade do Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Carlos Dias.

Da parte da manhã decorreu o Torneio de Rápidas com 7 sessões e da parte de tarde o Torneio de Semirrápidas com 8 sessões, que contou com a participação de 10 equipas reunindo um total de 40 atletas participantes. O sistema adotado nesta vertente do “jogo das 64 casas” foi o Sistema Suíço em cada um dos Campeonatos.

A equipa vencedora em cada um dos Torneios foi a jovem equipa famalicense Clube de Xadrez A2D que foi mais uma vez Imperial vincando a sua supremacia nas competições distritais absolutas. Na vertente rápidas, o CX Braga e a AX Barcelos classificaram-se em 2º e 3º lugares, respetivamente, e na vertente semirrápidas a AX Barcelos e a equipa B do CX A2D posicionaram-se em 2º e 3º lugares, respetivamente, completando o pódio classificativo.

A equipa primodivisionária CX A2D escreveu mais uma bela página na sua história e foi representada por: CM Ivo Dias (1º tabuleiro), Luís Romano (2º tabuleiro), CM Bruno Gomes (Capitão e 3º tabuleiro) e Adriano Macedo (4º tabuleiro).
A equipa A do CX A2D, à direita, fez mais uma vez história enriquecendo o seu palmarés desportiva com uma dupla vitória no Campeonato Distrital Rápidas e Semirrápidas.
(7ª sessão do CD SR: CX A2D "A" vs CX A2D "D").
Parabéns!

O CX A2D fez-se representar por mais três Equipas nos dois Torneios vincando, também, a maior representatividade neste evento escaquístico com 16 atletas participantes no total:

- as Equipas B, C e D classificaram-se em 4º, 6º e 8º lugares na vertente Rápidas;

- as Equipa  B, C e D classificaram-se em 3º, 6º e 9º lugares na vertente Semirrápidas.

Esta prova contou com a organização e apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, do Clube de Xadrez de Ronfe, representando mais uma manifestação do empenho e dedicação na promoção e sedimentação do Xadrez no Distrito de Braga e em particular no concelho de Guimarães.

Mais informações: