2015/08/08

DCCXXIV

III TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE FAMALICÃO
GRANDE MESTRE CUBANO STANLEY MARTINEZ BICAMPEÃO
IVO DIAS ALCANÇA O PÓDIO ABSOLUTO
Decorreu, dos dias 2 a 7 de agosto, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco-Vila Nova de Famalicão, o III Torneio Internacional Cidade de Famalicão, organizado pelo Clube de Xadrez A2D em parceria com a Associação de Xadrez do Distrito de Braga, contando com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis, Cooperativa de Ensino da Didáxis, Associação Académica da Didáxis, Federação Portuguesa de Xadrez e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O Diretor do Torneio foi o Professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira, e a arbitragem esteve a cargo da AXDB, nomeadamente Carlos Dias e David Fernandes.
Ambiente geral.

Este evento internacional contou com a participação de 88 atletas, representantes dos seguintes países: Angola, Argentina, Brasil, Cuba, Espanha e Portugal, entre os quais 17 eram Mestres de Xadrez.
O III Torneio Internacional Cidade de Famalicão foi o 5º de 8 torneios do Circuito Nacional de Lentas da FPX, disputado em 7 rondas, com um total de 2150€ de prémios em jogo.
O grande vencedor foi o Grande Mestre de Xadrez cubano Lelys Martinez (GD Dias Ferreira), cabeça de série nº1, que alcançou 6 pontos em 7 jogos e obteve um prémio de 750 euros, conquistando, desta forma, o bicampeonato depois de ter vencido a 1ª edição deste evento em agosto de 2013.
Grande Mestre de Xadrez cubano Lelys Martinez vence III TICF e coleciona o segundo título, depois de vencer o I TICF.
Parabéns!

Em 2º e 3º lugares classificaram-se o GM argentino Alejandro Hoffman (AX Gaia, prémio de 450 euros) e Mestre Internacional português Paulo Dias (Sporting CP, prémio de 300 euros), respetivamente, com a mesma performance do líder, mas pior coeficiente de desempate. Dois atletas do CX A2D fecharam o pódio absoluto em 4º e 5º lugares, com 5,5 pontos: o histórico GM argentino Daniel Cámpora (prémio de 200 euros) e o jovem Mestre famalicense Ivo Dias (prémio de 150 euros), respetivamente.
Pódio absoluto do III TICF.
Parabéns!
Os atletas posicionados do 6º ao 10º lugares arrecadaram o mesmo prize-money no valor de 60 euros: Diogo Martins (5,5 pontos; AX Barcelos), Mestre FIDE português José Padeiro (5,5 pontos; Amanhã da Criança), jovem Mestre famalicense Bruno Gomes (CX A2D; 5 pontos), Carlos Novais (5 pontos; Amanhã da Criança) e Rui Guimarães (5 pontos; GX 113).
Mariana Silva, atual campeã nacional de jovens Sub-18, venceu de forma categórica o 1º prémio feminino!
Parabéns!
A grande vencedora feminina foi a pentacampeã nacional jovem do CX A2D, Mariana Silva, alcançando o 26º lugar absoluto com 4,5 pontos. Os restantes premiados por escalões foram: GM Daniel Cámpora (Veterano, CX A2D), Diogo Martins (Sub-20, AX Barcelos), Ivo Dias (Sub-18, CX A2D), Gonçalo Martins (Sub-16, CX A2D), Inês Silva (Sub-14, CX A2D), José Santos (Sub-12,CX A2D), Pedro Gil Silva (Sub-10, CX Desportivo de Ronfe) e Gil Sousa (Sub-08, EX Porto).
Cerimónia de encerramento foi abrilhantada com a declamação do poema "O operário em Construção" pela Professora Ivânia Silva.
Parabéns!
A cerimónia de encerramento contou com a apresentação do poema intitulado “O operário em construção”, da autoria do poeta brasileiro Vinicius de Moraes, com declamação genial de Ivânia Silva, professora dinamizadora da Academia de Teatro da Cooperativa de Ensino Didáxis. Marcaram, também, a sua presença o Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Carlos Dias, a Vice-Presidente da Direção Pedagógica da Didáxis – Vale S. Cosme, Andrea Silva, o Vice-Presidente da Associação Académica da Didáxis – A2D, Francisco Assis, e o Vereador do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos. Como no presente ano está a ser celebrado o 40º aniversário da Cooperativa de Ensino Didáxis, as delegações dos países visitantes foram agraciadas com a medalha comemorativa “40 ANOS DIDÁXIS”, bem como, os Mestres de Xadrez titulados FIDE.
A delegação angolana foi agraciada com a medalha comemorativa "40 ANOS DIDÁXIS".
Parabéns!
Em paralelo a este Campeonato decorreu, na tarde do dia 5 de agosto, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o II Torneio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis que reuniu um total de 49 atletas. O grande vencedor foi o GM cubano Lelys Martinez (8 pontos, GDDF) que arrecadou um prémio monetário de 100 euros, em 2º lugar destacou-se o atleta da AX Barcelos, Pedro Caramez (7 pontos; prémio de 50 euros) e em 3º lugar classificou-se o xadrezista da AX Gaia, GM argentino Alejandro Hoffman (6,5 pontos; prémio de 40 euros), que beneficiou de melhor coeficiente de desempate num grupo de 4 xadrezistas que, também, obtiveram a mesma performance. Foram distribuídos prémios em todos os escalões jovens, veterano, feminino e para os dez primeiros classificados. 
No final, todos foram unânimes ao considerarem que este evento internacional de Xadrez transformou Vila Nova de Famalicão, na primeira semana de agosto, na Capital do Xadrez Nacional. Pelo terceiro ano consecutivo, o Torneio Internacional Cidade Famalicão contribuiu para a divulgação e promoção do jogo das 64 casas, projetando-se, desde já, a organização desta iniciativa no próximo ano, dado que Vila Nova de Famalicão viveu uma semana de Xadrez de alto nível, afirmando-se no panorama xadrezístico além-fronteiras.
Delegação do CX A2D no III TICF.
Parabéns a todos!

Newsletter nº 3.

Mais informações: