2015/07/28

DCCXXI

III TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE FAMALICÃO
IMPÕE-SE NO PANORAMA INTERNACIONAL XADREZÍSTICO

Vídeo da Conferência de Imprensa (Famalicão Canal TV) 


Painel da Conferência de Imprensa do III Torneio Internacional Cidade Famalicão.
Entre os dias 2 e 7 de agosto realizar-se-á o III Torneio Internacional Cidade de Famalicão nas instalações da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Pelo terceiro ano consecutivo, este evento escaquístico reveste-se de particular importância na promoção e desenvolvimento de Xadrez e começa a marcar calendário no panorama nacional, já que figura no calendário do Circuito Nacional de Lentas 2015, e até mesmo internacional, pois contará com a participação de 16 jogadores titulados, mais do dobro do número atletas de elite que participaram na edição anterior.
Intervenção do Diretor da Cooperativa de Ensino Didáxis e da A2D, Abel Magalhães. 

A prova é organizada pelo Clube de Xadrez A2D em parceria com a Associação de Xadrez do Distrito de Braga contando com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis, Cooperativa de Ensino da Didáxis, Associação Académica da Didáxis, Federação Portuguesa de Xadrez e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O Diretor do Torneio é o Professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira, e a arbitragem estará a cargo do Presidente da AXDB, Carlos Dias.
O prize-money sofreu um aumento substancial de 1700 euros para 2100 euros, em que o 1º lugar arrecadará 750 euros, 2º lugar– 450 euros, 3º lugar-300 euros, 4º lugar-200 euros, 5º lugar-150 euros e 6º ao 10º classicados-60 euros.
O III Torneio Internacional Cidade de Famalicão foi apresentado à imprensa na passada terça-feira, 28 de julho, como sendo um dos melhores a nível nacional, reunindo Grandes Mestres, Mestres Internacionais e Nacionais de Xadrez provenientes da Argentina, Cuba, Espanha, Angola e do nosso país. São aguardados cerca de uma centena de participantes com destaque para os Grandes Mestres Argentinos Alejandro Hoffman (cabeça de série nº1, participante em 2 Olimpíadas de Xadrez) e Daniel Cámpora (cabeça de série nº 3, medalha de ouro nas Olimpíadas de Moscovo 1994) e do Grande Mestre Cubano Lelys Stanley Martinez (cabeça de série nº 2, vencedor do I Torneio Internacional Cidade de Famalicão). O Xadrez Galego estará representado, desta vez, por duas referências incontornáveis: Mestres Internacionais Roberto Paramos e Rafael Rodriguez. Estão ainda confirmadas as presenças do 1º tabuleiro da Seleção Nacional de Xadrez, Mestre Internacional Paulo Dias, do Selecionador Nacional, Mestre FIDE António Pereira dos Santos, do tetracampeão angolano Mestre FIDE Eduardo Pascoal, bem como, dos jovens Mestres do Xadrez famalicense: Mestre FIDE Luís Silva, CM Bruno Gomes (Capitão do CX A2D, Tetracampeão Distrital Absoluto AXDB) e CM Ivo Dias (recém Campeão Nacional Sub-18 e vencedor do II Torneio Internacional Cidade de Famalicão).
Diretor de Prova Mário Oliveira responde às questões finais da Imprensa local.

Em paralelo decorrerá no próximo dia 5 de agosto (quarta-feira) da parte de tarde, uma Prova de Partidas Rápidas denominada II Torneio da Associação de Pais e Encarregados Educação da Didáxis com um prize-money de 250 euros. Em suma, na próxima semana Vila Nova de Famalicão será a Capital do Xadrez Nacional onde se viverão emoções fortes no quadrado mágico das 64 casas.
A "Família do CX A2D" disse presente na Conferência de Imprensa do III Torneio Cidade Famalicão.
No final da conferência de imprensa todos foram unânimes em considerar o Xadrez “uma modalidade desportiva inter-geracional e inclusiva, constituindo uma poderosa ferramenta educativa. A comprovar está a Declaração Escrita, aprovada no Parlamento Europeu, em 2012, que apela para a introdução do xadrez nas escolas da União Europeia, por se considerar que o xadrez estimula a paciência, a persistência, a criatividade, a capacidade analítica, a tomada de decisão, o método, características essenciais para o exercício de uma cidadania adaptada às exigências do nosso tempo, numa sociedade em que as solicitações de consumo imediatistas são constantes”.