2015/08/17

DCCXXVII

CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO POR EQUIPAS
CLUBE DE XADREZ A2D SONHA COM A MANUTENÇÃO

Da direita para a esquerda:
MF Luís Silva, CM Bruno Gomes, CM Ivo Dias, Luís Romano e Adriano Macedo.
CX A2D na luta pela manutenção na 1ª Divisão!
Parabéns! 

A 57ª edição do Campeonato Nacional por Equipas, referente à época 2014/2015, teve o seu início a 17 de janeiro e reuniu um total de 82 equipas, divididas em 3 divisões. O arranque desta prova começou com a 2ª Divisão e a 3ª Divisão, divididas num total de 9 séries (3 na 2ª Divisão e 6 na 3ª Divisão), com a Fase Regular de 7 jornadas que se prolongou até ao dia 10 de maio.
Disputado em Matosinhos, no Axis Porto Hotel, para o mês de agosto ficou reservado a Fase Final da 2ª e 3ª Divisões, cada uma jogada a 3 equipas nos dias 15 e 16 de agosto. Entre os dias 16 a 22 de agosto decorre o grande momento da época xadrezística com a realização da 1ª Divisão Nacional que congrega as 10 equipas mais fortes de Portugal. O jovem clube famalicense Clube de Xadrez A2D integra a elite do Xadrez Nacional Coletivo e, desta forma, tentará pelo segundo ano consecutivo lutar pela manutenção, isto é, fugir aos 3 lugares de despromoção para a 2ª Divisão Nacional. Esta tarefa avizinha-se, mais uma vez, bastante difícil já que é a 8ª equipa pré-designada por média de elo, isto é, a força relativa entre os clubes participantes: AX GAIA 'A' (elo médio 2590, distrito do Porto), AA COIMBRA 'A' (elo médio 2460, distrito de Coimbra), GD DIAS FERREIRA 'A' (elo médio 2443, distrito do Porto), GX PORTO 'A' (elo médio 2305, distrito do Porto), FC BARREIRENSE 'A' (elo médio 2296, distrito de Setúbal), ADRC MATA DE BENFICA 'A' (elo médio 2241, distrito de Lisboa), CX MONTEMOR-O-VELHO/CTGA 'A' (elo médio 2218, distrito de Coimbra), CX A2D 'A' (elo médio 2187, distrito de Braga), AEJ S. JOÃO DA MADEIRA 'A' (elo médio 2132, , distrito de Aveiro) e SANTOANTONIENSE FC (elo médio 2070, distrito de Setúbal). O chefe da delegação do CX A2D é o professor Mário Oliveira e apresenta uma equipa 100% portuguesa, fruto da formação e aposta em jovens valores: no 1º tabuleiro o Mestre FIDE Luís Silva aspira obter a sua 2ª norma de Mestre Internacional; no 2º e 3º tabuleiros os Mestres famalicenses Bruno Gomes e Ivo Dias, respetivamente, tentarão aproximar-se da fasquia de elo 2300 para obterem o título de Mestre FIDE; e o 4º tabuleiro está entregue a duas jovens promessas do Xadrez famalicense, Luís Romano e Adriano Macedo, que aspiram a uma subida de elo significativa.
No que diz respeito a resultados, a Fase Final da 3ª Divisão juntou duas equipas do distrito de Lisboa e uma do Porto, e foi uma equipa lisboeta, AX Portugal/Atlantidiagonal, a vencer o título de Campeão Nacional, no ano em que foi criada e participa pela primeira vez no Campeonato Nacional por Equipas. Em 2º lugar, com os mesmos pontos que o 1º, ficou a equipa maiata O Amanhã da Criança que teve menos pontos dos 4 tabuleiros. A fechar o pódio ficou outra equipa estreante no Campeonato Nacional por Equipas, o Amadora Xadrez. Também, na 2ª Divisão foi o Sporting CP a conquistar o título de Campeão Nacional, depois de no ano passado ter vencido o título da 3ª Divisão, somando por vitórias os 2 jogos realizados. Em 2º e 3º lugares posicionaram-se o GX 113 (distrito do Porto) e a Casa do Xadrez (distrito de Santarém), respetivamente. Decorridas 3 sessões no CN Equipas 1ª Divisão, a liderança é partilhada pela equipa matosinhense, atual Campeão Nacional GD Dias Ferreira, e a equipa cabeça de série nº1, AX Gaia, que contam com 3 vitórias nos 3 jogos a 4 tabuleiros em disputa. O CX A2D após perder naturalmente na 1ª sessão com a AA Coimbra (0,5-3,5), causou sensação na 2ª sessão após perder pela margem mínima com AX Gaia (1,5-2,5) e na 3ª sessão venceu de forma categórica, por 3,5-0,5, o Santoantoniense FC fugindo aos lugares de despromoção, ocupando provisoriamente o 6º lugar. As próximas 6 sessões prometem jogos de alto nível que podem ser acompanhados no sítio oficial da Federação Portuguesa de Xadrez, http://www.fpx.pt, e diariamente pode ser acompanhada a transmissão das partidas e live-streaming dos jogos.
Correio do Minho, 20 de agosto 2015.

Diário do Minho, 20 de agosto 2015.

Opinião Pública, 20 de agosto 2015.



Mais informações: