2015/09/21

DCCXXXIII


FASE FINAL

 CAMPEONATO NACIONAL ABSOLUTO DE XADREZ

Luís Silva integra a elite nacional pelo terceiro ano consecutivo

Depois dos dois momentos de apuramento, o Torneio Nacional de Mestres e a Fase de Apuramento, decorreu, de 13 a 19 de setembro, a 71ª Fase Final do Campeonato Nacional Individual Absoluto 2013/2014, com a presença de 10 jogadores. Sob a organização da Federação Portuguesa de Xadrez, arbitragem de Altino Costa e direção de prova de André Couto, Diretor da FPX, durante os 7 dias no Hotel A.S. Lisboa, em formato de todos contra todos, apurou-se o novo Campeão Nacional.

A edição deste ano voltou a ser extremamente competitiva, com um equilibro constante, nas 9 sessões disputadas, fruto de estarem presentes os melhores xadrezistas nacionais entre jogadores já experientes e jovens que cada vez mais se afirmam no panorama escaquístico nacional.
GM António Fernandes sagrou-se bicampeão nacional absoluto e continua a somar recordes!
Parabéns!

Desde cedo, o Grande Mestre António Fernandes mostrou estar em ótima forma, renovando o título conquistado na edição transata, conquistando o 15º título de Campeão Nacional (7 pontos: 5 vitórias e 4 empates) e superando o Mestre Internacional Joaquim Durão como jogador com mais títulos conquistados! Em 2º e 3º lugares, a escasso meio ponto da liderança, posicionaram-se o MI Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira) e o MF José Padeiro (Amanhã da Criança).
MF Luís Silva em ação!
Parabéns!

O jovem Mestre FIDE famalicense Luís Silva (Clube de Xadrez A2D) participou pelo terceiro ano consecutivo no mais importante Torneio Individual Nacional, integrado no lote de 10 jogadores que fizeram deste o mais forte campeonato dos últimos 8 anos com mais de 2330 pontos de Elo de média. Ao alcançar o 6º lugar ex-aqueo (3,5 pontos), o jovem atleta famalicense, com apenas 20 anos, afirmou-se, mais uma vez, como um valor seguro da elite do Xadrez Nacional Absoluto!
MF Luís Silva, com apenas 20 anos, entrou no lote restrito de atletas que asseguraram a participação na "prova máxima" do Xadrez Nacional pela terceira época consecutiva.
Parabéns!

Esta edição da Fase Final teve mais 2 interessantes atrativos individuais, com o MF José Padeiro a conquistar a sua 1ª norma de Mestre Internacional e o MN António Vasques a conquistar o título de Mestre FIDE. Após estes 2 excelentes resultados individuais para jogadores portugueses, à semelhança dos obtidos na 1ª Divisão do Campeonato Nacional por Equipas, no mês de agosto pelos Mestres Jorge Ferreira (norma de GM) e Luís Silva (norma de MI), num espaço de 1 mês foram conquistadas 3 normas e 1 título internacional.

Mais informações: