2015/11/15

DCCXLII

FINAL DO CIRCUITO NACIONAL
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ
LUÍS SILVA IMPERIAL NA VERTENTE SEMIRRÁPIDAS
IVO DIAS BRILHA NA VERTENTE LENTAS
Teve lugar em Mirandela, no Hotel D. Dinis, dos dias 12 a 14 de novembro, a Fase Final da 3ª edição do Circuito Nacional de Lentas. Com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela, Junta de Freguesia de Mirandela, Clube Amador de Mirandela e Hotel D. Dinis este foi o culminar de mais um Circuito Nacional de Lentas. Este evento escaquístico foi arbitrado por Paulo Rocha e a direção de prova este a cargo do Presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Francisco Castro.
Depois de 7 torneios de apuramento, onde participaram mais de 600 jogadores, num total de mais de 900 participações, chegou-se ao momento final de competição onde estiveram presentes os 6 melhores atletas da Classificação Geral que jogaram um torneio em formato de todos contra todos, com uma média de Elo de 2333, dada a presença de 2 Grandes Mestres estrangeiros, Kevin Spraggett (Canadá) e Daniel Campora (Argentina), 1 Mestre Internacional, nº1 do ranking nacional Jorge Ferreira, e de um Candidato a Mestre, o jovem atleta famalicense Ivo Dias.
Ivo Dias (Clube de Xadrez A2D) atingiu o feito inédito ao alcançar a sua terceira participação consecutiva na Final do Circuito Nacional de Lentas e, apesar de ser o atleta mais jovem em prova, complicou as contas pela disputa do 1º lugar, pois empatou com o seu colega de equipa GM Daniel Campora (CX A2D) e com o GM Kevin Spraggett (Assembleia Figueirense). Ivo Dias brilhou, mais uma vez, ao posicionar-se em 4º lugar, com 200 euros de prize-money, alcançando 2,5 pontos em 5 possíveis. Ao conquistar mais 36 pontos elo FIDE, o título definitivo de Mestre FIDE começa a ser cada vez mais uma certeza, face ao excelente momento de forma que atravessa. O grande vencedor foi o GM canadiano Kevin Spraggett, com 500 euros de prize-money, que beneficiou de melhor coeficiente de desempate em relação ao MI Jorge Ferreira (300 euros de prize-money), pois obtiveram 4 pontos em 5 possíveis. A fechar o pódio ficou o jogador argentino do CX A2D, o histórico GM argentino Daniel Campora, com 3 pontos (250 euros de prize-money).
No dia 15 de novembro, novamente em Mirandela, no Hotel D. Dinis, realizou-se a 1ª edição do Circuito Nacional de Semirrápidas que se saldou num enorme sucesso. A estreia deste modelo competitivo contou com 8 torneios de apuramento para o acesso à desejada Final, contando com a presença de 460 jogadores diferentes, num total de mais de 750 participações. O árbitro FIDE Paulo Rocha voltou a ser nomeado para a arbitragem e Francisco Castro foi o Diretor do Torneio.
Esta prova contou com a presença de 8 jogadores portugueses, em formato de todos contra todos, em representação de 6 clubes: o MF Luís Silva, o MN Bruno Gomes, Rui Gomes e João Romano, todos do CX A2D; André Sousa e MI Jorge Ferreira do GD Dias Ferreira; António Caramez Pereira da AX Barcelos e Simão Pintor do GX 113.
Atletas famalicenses do CX A2D voltam a brilhar mais uma vez!
Parabéns!

O grande vencedor de forma incontestada foi o jovem atleta famalicense MF Luís Silva, o 1º da Classificação Geral do Circuito depois de vencer 3 dos 6 torneios em que participou, que foi IMPERIAL nesta Fase Final com um prémio monetário de 200 euros! Com uma performance invicta, 6 vitórias e 1 empate, o MF Luís Silva não deu qualquer hipótese à concorrência ao somar 6,5 pontos em 7 possíveis. Em 2º lugar posicionou-se o nº 1 do ranking nacional, o Mestre de Xadrez matosinhense Jorge Ferreira com 5,5 pontos e arrecadou 150 euros. A disputa pelo 3º lugar esteve ao rubro até ao último lance e foi o jovem Mestre famalicense Bruno Gomes, Capitão do CX A2D, que conseguiu assegurar a vantagem com que chegou à última sessão e fechar assim o pódio final e, desta forma, conquistou 100 euros de prémio monetário! 
Pódio absoluto do CNSR.
Parabéns!

Os jovens atletas famalicenses João Romano e Rui Pedro Gomes ao arrecadarem 25 euros, também estiveram em bom plano, na disputa da sua primeira Final Nacional de um Torneio de Xadrez Absoluto, classificando-se em 6º e 8º lugares, respetivamente.
Cerimónia de encerramento do CNSR.
Parabéns!


Mais informações: