2013/03/10

DXXVIII


XXIV Campeonato Nacional Semi-Rápidas por Equipas
NXVSC-DIDÁXIS TOP TEN NACIONAL

O Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme – Didáxis participou no passado dia 9 de março no Campeonato Nacional Semi-Rápidas por Equipas que decorreu em Lisboa e teve lugar no Regimento de Lanceiros n.º 2. A organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Xadrez com o apoio do Instituto Português da Juventude e do Regimento de Lanceiros nº2.
Com 31 equipas em prova, esta continua a ser uma das provas mais participadas de sempre, com uma grande tradição, em que cada jogo é disputado a quatro tabuleiros.
O NXVSC – Didáxis alcançou um surpreendente 8º lugar com 16 pontos em 28 possíveis. O chefe da delegação foi Mário Oliveira e o NXVSC-Didáxis foi representado por 5 atletas: Luís Silva (1º Tabuleiro; 6 pontos em 7 jogos), Bruno Gomes (2º Tabuleiro; 4,5 pontos em 7 jogos), Luís Romano (3º Tabuleiro; 0,5 pontos em 5 jogos), Mariana Silva (4º tabuleiro, 2 pontos em 4 jogos) e António Silva (5º tabuleiro, 3 pontos em 5 jogos). De salientar que a nível distrital o Clube vimaranense de Xadrez da Escola João de Meira, também, esteve em grande plano alcançando o 6º lugar. Desta forma, dois clubes da Associação do Xadrez do Distrito de Braga conseguiram pela primeira vez classificar-se em simultâneo no TOP-10 Nacional de uma competição coletiva nesta vertente o que é motivo de regozijo para o Xadrez Distrital!
A equipa do FC Barreirense levou a melhor sobre a concorrência, garantindo o título quando ainda faltava uma ronda por disputar e, desta forma, juntou ao título nacional coletivo na vertente Rápidas (5 minutos para cada jogador disputar uma partida de Xadrez), o título coletivo nacional na vertente Semi-Rápidas (20 minutos para cada jogador disputar uma partida de Xadrez)! O pódio ficou completo com as equipas do GD Dias de Ferreira “A” - Matosinhos (19 pontos) e GD Diana de Évora (18 pontos) a classificarem-se em 2º e 3º lugares, respetivamente.
NXVSC-DIDÁXIS TOP TEN NACIONAL!
PARABÉNS!

Classificação Final

1º FC BARREIRENSE - 24,5
2º GD DIAS FERREIRA_A - 19,0
3º G D DIANA - 18,0
4º ACADEMIA XADREZ GAIA - 18,0
5º AX MAMEDE DIOGO - 17,0
6º CX ESCOLA JOÃO MEIRA - 17,0
7º ADRC MATA DE BENFICA_A - 17,0
8º NX VALE S COSME - DIDÁXIS - 16,0
9º CLUPE PEÕES CAPARICA - 16,0
10º GX ALEKHINE_A - 15,5


Mais informações: