2013/03/10

DXXVII


III ENCONTRO DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ - SÉRIE C
NXVSC-DIDAXIS DOMINA INDIVIDUAL E COLECTIVAMENTE
IVO DIAS SONHA COM O TÍTULO DISTRITAL INDIVIDUAL E COLETIVO NO DESPORTO ESCOLAR!
PARABÉNS! 

No passado dia 9 de fevereiro, na vertente de Desporto Escolar, realizou-se na Escola E.B. 2,3 Ribeirão, o III Encontro Distrital de Desporto Escolar de Xadrez (Série C). Este Torneio foi mais uma vez um grande sucesso com a participação de quatro escolas: Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Agrupamento de Escolas D. Sancho I e a Escola anfitriã, Agrupamento de Escolas de Ribeirão, pertencentes ao Concelho de Vila Nova de Famalicão. A organização esteve ao cargo do professor José Cunha, contando com o apoio da Coordenação Educativa de Braga – Desporto Escolar e Associação de Xadrez do Distrito de Braga e a arbitragem esteve a cargo dos restantes professores responsáveis de cada Escola participante.
Com a participação de 45 alunos, o último encontro distrital escolar Juvenil (Série C) do presente ano letivo, saldou-se, mais uma vez, num enorme sucesso! Ivo Dias (Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme – Didáxis) foi o vencedor absoluto obtendo 7 vitórias em 7 jogos e, desta forma, acumulou os três primeiros lugares nos três encontros disputados, o que constituiu um feito notável a nível distrital no que diz respeito a modalidade Xadrez Escolar! Em 2º e 3º lugares (6 pontos) classificaram-se, também, alunos da Didáxis Vale S. Cosme: Nuno Marques e João Guedes, respetivamente, de acordo com os critérios de desempate. Alice Machado Oliveira venceu com naturalidade o prémio feminino e classificou-se em 4º lugar absoluto (5 pontos).
A nível coletivo (quatro melhores classificados por Escola), o NXVSC-Didáxis voltou a mostrar a sua supremacia com um total de 24 pontos (Ivo Dias, Nuno Marques, João Guedes e Alice Machado Oliveira), a Escola EB 2,3 Ribeirão classificou-se em 2º lugar (19 pontos) e os Agrupamentos de Escolas Benjamim Salgado (16 pontos) e D. Sancho I (14 pontos) classificaram-se em 3º e 4º lugares, respetivamente.
A comitiva de alunos do NXVSC-Didáxis foi, mais uma vez, a mais representativa (20 atletas participantes) e foi liderada pela Professora Mariana Faria.
Terminada que está esta fase de apuramento que consistiu na realização de três Encontros em cada uma das quatro Séries do Distrito de Braga, o próximo Torneio Escolar será a FINAL DISTRITAL ESCOLAR que decorrerá, pela sexta vez consecutiva, no dia 20 de abril nas instalações da Didáxis - Vale S. Cosme e reunirá os melhores classificados das Séries A, B, C e D prevendo-se a participação de 80 alunos, provenientes de 20 Escolas do distrito de Braga, para a Final Juvenil. A equipa escolar do NXVSC-Didáxis, atual Hexacampeã distrital escolar, será capitaneada por Ivo Dias que tem a ambição de conquistar o seu primeiro título individual distrital escolar na categoria Juvenil!