2013/01/19

DXX


TAÇA DE BRAGA
NXVSC-DIDÁXIS REVALIDA TÍTULO

Decorreu no passado sábado, dia 19 de janeiro, a Final da Taça de Braga no Centro Comercial Bragashopping junto às Salas de Cinema CINEMAX, com início às 15h00m, numa organização conjunta do Clube de Xadrez de Braga e Associação de Xadrez do Distrito de Braga.

Este evento constituiu mais um marco histórico na vida do jovem clube Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis que revalidou o título conquistado a época passada tendo por adversário, mais uma vez, o Clube de Xadrez da Escola EB 2,3 João de Meira, cabeça de serie nº1 e, desta forma, favoritos à conquista da Taça.

No entanto a jovem equipa famalicense mostrou a sua superioridade, após 3 horas de jogo, com vitória no 1º tabuleiro de Luís Silva perante o iraniano Orphe Bolhari. De seguida, Ivo Dias, no 3º tabuleiro de brancas, na sua estreia pela equipa A levou de vencida Luís Gonçalves justificando à chamada à equipa principal! Com vantagem de 2-0 e com vitória no tabuleiro superior (1º tabuleiro) a revalidação do título estava conseguida e o palmarés do NXVSC-Didáxis soma assim o 2º título na Taça de Braga de Xadrez! No 2º e 4º tabuleiros Bruno Gomes e Mário Oliveira não resistiram à tenacidade dos seus adversários: o russo Anatoli Khodorov e Alexandre Belsley, respetivamente. Desta forma, o resultado final fixou-se em 2-2 e esta vitória representa mais um feito notável nos nove anos de história deste clube famalicense que mantém a supremacia no distrito de Braga desde o início da época 2012/2013: Títulos Individual e Coletivo no Distrital Absoluto de Semi-Rápidas, Vice-Título Distrital Feminino e Taça de Braga!
Os atletas Luís Silva, Bruno Gomes, Inês Machado Oliveira, Ivo Dias, Mário Oliveira e Luís Fernandes fizeram parte da equipa A do NXVSC-Didáxis nas 4 eliminatórias que foram disputadas.

~
Final da Taça de Braga 2012/2013 em ação...

Equipa vencedora na Final da Taça de Braga:
(da esquerda para a direita)
Mário Oliveira, Ivo Dias, Bruno Gomes e Luís Silva.