2013/03/12

DXXIX

TROFÉU “O MINHOTO” 2013

Decorreu, a 11 de Março de 2013, em Ponte de Lima, mais concretamente no parque de Exposições Expolima, a XVI edição dos troféus desportivos “O Minhoto”.  Este troféu tem por objetivo louvar e reconhecer publicamente o mérito de atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, clubes, associações e eventos desportivos da região do Minho que obtiveram resultados de relevo a nível nacional e/ou internacional.
Eu (Luís Silva), praticante de Xadrez do NXVSC-Didáxis, fui um dos três atletas nomeados pelo júri (media de destaque da região e do país) para a categoria “Modalidades Diversas”, conjuntamente com João Sousa (Ténis), atualmente o melhor português no ranking ATP, e Pedro Mendes (jovem promessa do Triatlo português). Assim, pelo vastíssimo curriculum e profissionalismo com que trata a modalidade, João Sousa partia como favorito à conquista do troféu. Apesar deste facto se ter consumado, tal nunca aconteceu sem que houvesse uma luta bastante aguerrida entre os três candidatos, isto pelo que foi dado a entender pela organização.   
Outro prémio em que eu estava envolvido, apesar de indiretamente, era o prémio de Associação de Clubes. A Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB), representada por Carlos Dias, que para além de ser seu presidente é também membro ativo do clube NXVSC-Didáxis, venceu esta categoria. Prémio mais do que merecido que se deveu aos resultados dos atletas, aos clubes e seus dirigentes, aos encarregados de educação e à direção da associação, direção esta que tem vindo a desenvolver um excelente trabalho no fomento e na consolidação do xadrez no distrito de Braga e em Portugal.
Quanto aos restantes acontecimentos da gala, é de salientar a atribuição do grande prémio do júri a Emanuel Silva - atleta olímpico vencedor da medalha de prata na prova de K2 1000 metros de canoagem dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Uma ação louvável foi a distinção de mérito feita aos atletas olímpicos e paralímpicos minhotos.
Em suma, foi uma noite de consagração e de louvor ao desporto no Minho, onde foram devidamente homenageados aqueles que fazem tudo para honrar a região e o país, estando particularmente de parabéns a AXDB e a organização do “Minhoto”.

1º Tabuleiro do NXVSC-Didáxis:
Luís Silva (Turma 12.2)

Presidente da AXDB, Carlos Dias, acompanhado pelo atleta do NXVSC-Didáxis, Luís Silva, e pelo professor responsável do NXVSC-Didáxis, Mário Oliveira.
Uma noite de gala para mais tarde recordar...
Parabéns!