2021/07/23

MXX

VIII TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE FAMALICÃO

REGRESSO AO PANORAMA INTERNACIONAL XADREZÍSTICO

 


Entre os dias 26 de julho a 31 de julho realizar-se-á o VIII Torneio Internacional Cidade de Famalicão no Pavilhão Municipal das Lameiras.

Depois de um hiato provocado pela pandemia de covid-19 em 2020, este evento xadrezístico reveste-se de particular importância na promoção e desenvolvimento de Xadrez e dará continuidade ao calendário federativo do Portugal Chess Tour 2021 (3.ª de 6 provas). 





Este ano, o Torneio Internacional será ainda mais disputado, elevando a sua qualidade com a participação de 25 jogadores titulados provenientes de 11 países: Argentina, Brasil, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos da América, França, Paraguai, Portugal, Rússia e Ucrânia. Os grandes favoritos à conquista do VIII TICF são os Grandes Mestres Neuris Delgado (Paraguai), Alexandr Fier (Brasil) e Jean-Noel Riff (França), membros efetivos das Seleções Nacionais dos países que representam.

A prova atingiu um recorde de participação contando com 130 atletas inscritos e é organizada pelo Clube de Xadrez A2D, contando com o apoio da FPX – Federação Portuguesa de Xadrez, AXDB - Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Cooperativa de Ensino Didáxis.

O Diretor do Torneio é o Coordenador do Clube de Xadrez A2D, Mário Oliveira, e a arbitragem estará a cargo do AI - Árbitro Internacional Eduardo Viana que será coadjuvado pelo AI Paulo Rocha (transmissão de partidas online), pelo Presidente da AXDB, Carlos Dias, e por Bruno Lopes.

Em paralelo, decorrerá nos dias 24 e 25 de julho a Ação de Formação " ChessBase - Base de dados e Ensino Online ", dinamizado pelo Mestre Nacional Paulo Costa no formato híbrido (online e presencial). Assim, o VIII TICF afirma-se, cada vez mais, não só na componente competitiva, mas também na componente formativa, o que constitui uma mais-valia para o desenvolvimento do Xadrez Distrital e Nacional.

Em suma, na próxima semana, Vila Nova de Famalicão será a Capital do Xadrez Nacional onde se viverão emoções fortes no quadrado mágico das 64 casas.

Em relação à edição transata (2019) o prize-money aumentou para 3300 euros, em que o 1.º lugar arrecadará 1000 euros. O grande aliciante nesta edição consiste na realização de 9 sessões o que permitirá a obtenção de normas de Mestre Internacional de Xadrez e a respetiva subida hierárquica no ranking mundial da Federação Internacional de Xadrez.

O Xadrez famalicense estará representado pelo Mestre Nacional Ivo Dias, vencedor do II Torneio Internacional Cidade Famalicão e TOP-30 Nacional. A jovens mestres pertencentes à Seleção Sénior Feminino, Inês Silva e Mariana Silva, marcarão, também, presença neste evento internacional vestindo as cores do clube famalicense CX A2D.

Para os devidos efeitos, foi criado um Plano de Contingência para definir procedimentos de atuação que foi divulgado a todos os participantes.

Mais informações:

www.ticf.webnode.pt

https://chess-results.com/tnr556872.aspx?lan=10