2021/07/19

MXIX

 CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS RÁPIDAS DE XADREZ

CX A2D TOP-10 NACIONAL


O xadrez jovem voltou aos tabuleiros no dia 18 de julho, desta vez em ritmo mais rápido e os Nacionais das várias categorias, na Marinha Grande, nas instalações do Spot Operário Marinhense. Estiveram presentes 120 atletas e 24 equipas representantes dos clubes mais fortes nos escalões de formação.

Este evento xadrezístico foi organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) contando com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Câmara Municipal da Marinha Grande e Sport Operário Marinhense.

A prova decorreu em total segurança e higiene num contexto de pandemia e a delegação do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis fez-se representar por 4 atletas, sendo que o distrito de Braga fez-se representar por mais uma equipa, o Clube de Xadrez de Braga.

A nível coletivo, O CX A2D voltou a destacar-se a nível nacional ao alcançar na prova Sub-14-Sub-20 o 7.º lugar ex-aqueo obtendo 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. A jovem equipa famalicense voltou a apresentar uma equipa de futuro constituída por 2 jovens atletas Sub-14 (João Pedro Afonso e Duarte Abreu), 1 atleta Sub-18 (José Santos) e 1 atleta Sub-20 (Simão Barroso).

A nível individual, João Pedro Afonso, no escalão Sub-14, que se sagrou recentemente Vice-Campeão Nacional Sub-14 na vertente clássicas, lutou por um lugar do pódio absoluto até à 7.ª sessão. Todavia, não foi feliz nas duas últimas sessões, mas ainda assim posicionou-se em 8.º lugar (5 pontos em 9 jogos). Com 2 vitórias nas duas últimas sessões, o seu colega de equipa, Duarte Abreu, classificou-se em 14.º lugar (4,5 pontos em 9 jogos). O grande vencedor foi Rodrigo Sarabando (Colégio Português - Aveiro).

No escalão Sub-18, o mais cotado da prova já que contava com a presença de 2 Mestres FIDE, José Santos surpreendeu na 1.ª sessão o cabeça de série n. º1, MF José Veiga (AXAT-Montemor o Novo), mas depois não foi feliz nas derradeiras sessões pelo que se classificou em 7.º lugar (4 pontos em 7 possíveis). O grande vencedor foi o MF Bruno Martins (AXAT-Montemor o Novo).

Finalmente no escalão Sub-20, Simão Barroso, no regresso ao quadrado mágico, deu excelentes indicadores ao classificar-se em 6.º lugar (4 pontos em 7 possíveis). O grande vencedor foi Hugo Sousa (EPGAIA – Clube de Xadrez).

Os resultados obtidos pelos jovens atletas do CX A2D deram continuidade à aposta sistemática nos jovens que vêm obtendo bons resultados a médio e longo prazo como estas competições o comprovaram.

Mais informações:

https://fpx.pt/site/nacional/noticias/noticia/18-07-2021/titulos-divididos-nas-rapidas-de-jovens