2020/03/01

CMLXXXVIII


XXI Taça de Braga de Xadrez
CX A2D apura duas equipas para a meia final


Decorreu no passado sábado, dia 29 de fevereiro, os quartos-de-final da XXI Taça de Braga de Xadrez, referente à época 2019/2020, numa organização conjunta da Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB) e clubes federados participantes. O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis faz-se representar nesta competição com duas equipas: CX A2D A e CX A2D B.
Esta eliminatória ditou a passagem das duas equipas do jovem clube famalicense, e desta forma, ditou o sorteio que disputarão entre si um lugar na Final da Taça de Braga.
O CX A2D “B” defrontou a equipa B do CX Braga. A jovem equipa famalicense mostrou desde cedo que tinha uma palavra a dizer com uma vitória convincente no 1.º tabuleiro por Emanuel Fernandes, atual Vice-Campeão Distrital Absoluto, perante Ilya Frolov. No 4.º tabuleiro José João Pinto, atual Campeão Distrital Sub-12, empatou com José Martins. No 3.º tabuleiro, Henrique Guimarães, atual Campeão Distrital Sub-14, carimbou a passagem para meia-final ao vencer João Almeida. O CX Braga “B” reduziu a desvantagem com a vitória de Tomás Santos perante Vitor Carvalho fixando o resultado final em 1,5-2,5.
A Meia-final será disputada, no próximo dia 6 de março na Sede dos Clubes visitados, de acordo com o Sorteio:
- CX A2D “B” vs CX A2D “A”;
- CX Braga “A” vs ADC PERRE “A”.


A Final será disputada no dia seguinte, 7 de março, na Sede da AXDB em Vila Nova de Famalicão.
Depois da conquista da equipa C do CX A2D, no passado mês de fevereiro, do Campeonato Distrital Absoluto Coletivo, o CX A2D procura revalidar pelo nono ano consecutivo a conquista da TAÇA AXDB e, desta forma, alcançar o eneacampeonato na prova coletiva mais marcante a nível distrital.

Mais informações: