2020/01/20

CMLXXXIII


1.º ENCONTRO DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ-SÉRIE B
Didáxis domina individualmente
Colégio do Ave faz o pleno no escalão Benjamins, Infantil A e Infantil B



No passado dia 18 de janeiro deu-se início a época de Xadrez Escolar do presente ano letivo, 2019/2020. O Clube de Xadrez da Escola Básica de Ribeirão organizou o 1.º Encontro Distrital Escolar - Série B e esta prova contou com a participação de 101 alunos provenientes de Escolas do Concelho de Vila Nova de Famalicão: Escola Básica de Pedome, Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e Didáxis – Riba de Ave, bem como, bem como, Escolas do Distrito de Braga apoiadas pelas Escolas acima referidas.

A arbitragem esteve a cargo dos professores responsáveis de cada Escola participante e o diretor deste evento foi o professor José Cunha.
Este Encontro Escolar de Xadrez saldou-se por mais um sucesso participativo e dividiu-se em 3 Torneios, JUVENIL (26 alunos); INFANTIL (60 ALUNOS) e BENJAMIM (15 alunos).
Foram atribuídos prémios para os três primeiros classificados por escalão e género: Juvenil, Iniciado, Infantil B, Infantil A e Benjamim.
O Clube de Xadrez Escolar da Didáxis-Riba de Ave fez-se representar por 25 alunos provenientes de 5 Escolas: Didáxis-Riba de Ave, Colégio do Ave, Colégio da Trofa, Escola Secundária Camilo Castelo Branco e Escola Básica Júlio Brandão.

O grande vencedor absoluto Juvenil foi Pedro Vieira Carvalho (Juvenil; Didáxis-Riba de Ave) que alcançou uma performance 100% invicta: 5,5 pontos em 6 possíveis! 


O grande vencedor absoluto Infantil foi José João Pinto (Infantil B; Didáxis-Riba de Ave) que obteve 5,5 pontos em 6 possíveis, tal como João Pedro Afonso (Infantil B; Didáxis-Riba de Ave), mas com pior coeficiente de desempate. Neste Torneio o 1.º e 2.º lugares Infantil A foram João Diogo Pereira (Infantil A; Didáxis-Riba de Ave) e Guilherme Leal (Infantil A; Didáxis-Riba de Ave), respetivamente.

O grande vencedor absoluto Benjamim foi João Cotter (Benjamim; Didáxis-Riba de Ave) e o pódio absoluto foi composto pelos seus colegas de equipa José António Ramos e Ivo Costa que se posicionaram em 2.º e 3.º lugares,  respetivamente. 


Relativamente à classificação feminina destaque para duas alunas do Clube de Xadrez Escolar da Didáxis-Riba de Ave: Sofia Vieira Carvalho (3.º lugar Infantil B) e Inês Oliveira (3.º lugar Infantil A).

O próximo Encontro Escolar realizar-se-á no dia 8 de fevereiro, sábado de manhã, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.
Mais informações: