2019/12/14

CMLXXVII

FIM DE SEMANA XADREZISTICO PLENO DE VITÓRIAS
Equipa A do CX A2D lidera CN Equipas II Divisão – Série A
Equipa B do CX A2D lidera CN Equipas III Divisão – Série A
Equipa C do CX A2D lidera CD Equipas

No passado dia 14 de dezembro, o Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis participou em três eventos xadrezísticos com resultados 100% vitoriosos na vertente federada.
As equipas A, B e C do jovem clube famalicense, Clube de Xadrez A2D, disputaram, em casa, a 1.ª sessão das competições coletivas Campeonato Nacional II Divisão – Série A, Campeonato Nacional III Divisão – Série A e Campeonato Distrital Associação de Xadrez do Distrito de Braga, respetivamente.


A entrada na época desportiva coletiva 2019/2020 foi arrebatadora, seguindo o novo lema “gosto de jogar aqui”. As três equipas famalicenses venceram os clubes adversários na nova Sala de Competições do CX A2D que acolheu em simultâneo 24 atletas divididos em 4 tabuleiros por equipa. O primeiro lance foi efetuado por Francisco Assis, presidente da A2D, que deu início a uma tarde de pleno xadrez onde se viveram emoções fortes durante quatro horas até ao cair da seta de cada relógio.

Na 2.ª Divisão, a equipa A do CX A2D alimenta o sonho da subida ao escalão máximo pela terceira vez (2013 e 2017) e venceu de forma convincente com vitórias no 2.º e 3.º tabuleiros por Carlos Novais e João Romano (FC). No 4.º tabuleiro Rui Pedro Gomes (Capitão) não foi feliz, mas um empate precioso alcançado por Luís Romano no 1.º tabuleiro perante o Mestre FIDE espanhol Miguel Senlle fechou o encontro em 2,5-1,5.


Na 3ª Divisão, a equipa B defrontou a AX Barcelos A e mostrou o seu favoritismo inicial ao vencer nos 2.º, 3.º e 4.º tabuleiros por Vítor Carvalho, Simão Barroso e José João Pinto, respetivamente. No 1.º tabuleiro Marco Pereira não foi feliz perante Gonçalo Martins estabelecendo-se o resultado final em 3-1.


No Campeonato Distrital AXDB, a equipa C defende o título coletivo conquistado na época transata e venceu a equipa B da AX Barcelos por 3,5-0,5, com vitórias de Nuno Cachada, João Diogo Pereira e Duarte Abreu nos 1.º, 3.º e 4.º tabuleiros, respetivamente. João Pedro Afonso alcançou um empate perante o barcelense Diogo Cerqueira no 2.º tabuleiro.

A 3ª sessão do CN Equipas e CD Equipas disputa-se no próximo dia 11 de janeiro.
A Equipa A do CX A2D deslocar-se-á a Guimarães para defrontar a equipa A do GDR Amigos de Urgeses; as Equipa B e C do CX A2D receberão as equipas B do Amanhã da Criança e do GDR Amigos de Urgeses. Desta forma, anteveem-se emoções fortes nas 12 partidas que se irão disputar.
Mais informações:
http://chess-results.com/tnr496741.aspx?lan=10&art=2