2019/12/17

CMLXXVIII


1st Ave Chess Xmas: o início de uma nova tradição
Duarte Abreu Vencedor
Alunos da Didáxis-Riba de Ave com estreia promissora



O Clube de Xadrez A2D organizou no dia 17 de dezembro, na Sala do Aluno, o 1st Ave Chess Xmas, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1.º Período.
Este Torneio dirigia-se a alunos do Colégio do Ave e da Didáxis-Riba de Ave inscritos no CX A2D com o objetivo de promover “o jogo das 64 casas” entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, preparando-os para competições internas e extraescolares.



A arbitragem esteve a cargo dos experientes Carlos Dias, Presidente AXDB, e Eduardo Viana, Árbitro Internacional, contando com o apoio das alunas do 11.º ano do Colégio do Ave, Catarina Cruz, Inês Araújo, Maria Mota e Maria Taveira, bem como, dos professores estagiários António Vicente e Nuno Pereira (Educação Física da Didáxis – Riba de Ave). A direção de prova esteve a cargo do Mário Oliveira, professor responsável dos Clubes Xadrez Escolar do Colégio do Ave e Didáxis-Riba de Ave, sendo coadjuvado pelas alunas do 11.º ano, Beatriz e Inês Silva, e pelas alunas do 12.º ano, Ana Luísa Machado e Sofia Silva.



Foi adotado o sistema suíço, disputando-se 6 sessões com ritmo rápido, isto é, 5 minutos para cada jogador completar a partida em disputa. Esta iniciativa contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, do CX A2D, do Colégio do Ave e da equipa do Projeto IntegratEnglish e patrocínio da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio do Ave. Estiveram presentes 42 jogadores e pretendeu-se, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2019/2020 em dois polos: Didáxis-Riba de Ave e Colégio do Ave.


O primeiro lugar foi repartido por dois alunos do Colégio do Ave que somaram 5 vitórias e 1 empate entre ambos, mas os critérios de desempate sorriram a Duarte Abreu (6.º A) que se sagrou o grande vencedor. Assim sendo, João Diogo Pereira (3.º A) classificou-se em 2.º lugar e Guilherme Leal (3.º B), também aluno do Colégio do Ave, fechou o pódio absoluto (5 vitórias e 1 derrota).





Três alunos do 4.º ano da Didáxis Riba de Ave participaram neste evento xadrezístico com resultados muito promissores. Martim Freitas classificou-se em 15.º lugar (3,5 pontos em 6 jogos) e Ruben Costa e Leonor Freitas somaram 3 pontos classificando-se, respetivamente, em 26.º e 27.º lugares, respetivamente.


A cerimónia de encerramento contou com a presença do Presidente da AXDB, Carlos Dias, do Presidente da Direção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui Miguel Faria, da Presidente da APEE do Colégio do Ave, Isabel Sousa, do AI Eduardo Viana e do Professor Mário Oliveira.
No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que o CX A2D tem desenvolvido em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível interno e externo, complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.