2019/12/21

CMLXXIX


TORNEIO INTERNO DE SEMIRRÁPIDAS CLUBE XADREZ A2D
CARLOS NOVAIS SAGRA-SE VENCEDOR




Decorreu no dia de 21 de dezembro o TORNEIO INTERNO DE SEMRRÁPIDAS CLUBE XADREZ A2D no polo desportivo do Centro de Investigação e Inovação do Ensino Superior – Vale S. Cosme.
Esta competição xadrezística deu continuidade à atividade interna de dinamização que o CX A2D estabeleceu para a presente época desportiva 2019/2020. Este Torneio dirigiu-se a jogadores federados e não federados do Clube de Xadrez A2D com o objetivo de promover o convívio entre os xadrezistas mais novos e mais experientes, bem como, divulgar “o jogo das 64 casas”, garantindo, assim, a continuidade da formação de jovens xadrezistas famalicenses, preparando os seus atletas para competições nas vertentes escolar e federada.
A direção e arbitragem da prova esteve a cargo de Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D. Participaram 20 atletas que disputaram 5 partidas num ritmo semirrápido (15 minutos KO para cada jogador).


O grande vencedor foi Carlos Novais que alcançou uma performance 100% vitoriosa: 5 vitórias em 5 jogos! Em 2.º e 3.º lugares posicionaram-se José Santos e Eduardo Viana, respetivamente, com menos 1 ponto.








Por escalões os grandes vencedores foram Ivo Costa (Sub-08), Rafael Guimarães (Sub-10), José Medeiros (Sub-12), João Pedro Afonso (Sub-14), Henrique Guimarães (Sub-16), José Santos (Sub-18) e Eduardo Viana (Veteranos).
Esta iniciativa contou com o apoio da AXDB, CIIES-Vale S. Cosme e CX A2D e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A cerimónia de encerramento contou com a presença do representante do pelouro do Desporto da CMVNF, Rui Ferreira, do Presidente da AXDB, Carlos Dias, do Presidente da A2D, Francisco Assis e do Coordenador do CX A2D, Mário Oliveira. 

O veterano Eduardo Viana, recém-chegado à família do CX A2D, enriqueceu a Biblioteca do jovem clube famalicense com oferta de livros de Xadrez dos Campeões do Mundo Bobby Fischer (1972-1975) e Anatoly Karpov (1975-1985) constituindo uma mais valia para a aprendizagem e desenvolvimento técnico dos xadrezistas do CX A2D.



Ainda na cerimónia de encerramento, foi sorteado um presente-surpresa, edição de dezembro da Revista Europe Echecs, entre os participantes. O veterano António Rodrigues presenteou o atleta Sub-12 José Medeiros que foi o feliz contemplado.
No final Rui Ferreira elogiou o trabalho de formação que o CX A2D tem desenvolvido há 16 anos consecutivos colocando “Vila Nova de Famalicão como modelo de referência nacional” e perspetivando-se, assim, “uma contínua renovação no projeto de formação de jovens xadrezistas com ADN de campeões dentro e fora dos tabuleiros”.

Mais informações: