2020/02/09

CMLXXXV

2.º ENCONTRO DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ-SÉRIE B
CX A2D alcança o pleno no escalão Benjamim, Infantil A e Juvenil

No passado dia 8 de fevereiro deu-se continuidade à época de Xadrez Escolar do presente ano letivo, 2019/2020. O Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado organizou o 2.º Encontro Distrital Escolar - Série B e esta prova contou com a participação de 102 alunos provenientes de Escolas do Concelho de Vila Nova de Famalicão: Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Escola Básica de Pedome, Agrupamento de Escolas de Ribeirão e Didáxis – Riba de Ave, bem como, Escolas do Distrito de Braga apoiadas pelas Escolas acima referidas.
A arbitragem esteve a cargo dos professores responsáveis de cada Escola participante e o diretor deste evento escaquístico foi o professor Carlos Dias.
Este Encontro Escolar de Xadrez saldou-se por mais um sucesso organizativo e participativo, que durante 6 sessões viveram emoções até ao cair da seta do relógio numa manhã de sábado!
Foram atribuídos prémios para os três primeiros classificados por escalão e género: Juvenil, Iniciado, Infantil B, Infantil A e Benjamim.
O Clube de Xadrez Escolar da Didáxis-Riba de Ave fez-se representar por 32 alunos provenientes de 3 Escolas: Didáxis-Riba de Ave, Escola Secundária Camilo Castelo Branco e Colégio do Ave.
Foram realizados três torneios: Benjamins (16 alunos participantes), Infantil A (31 participantes nos infantis A e 30 participantes nos infantis B) e Juvenil (20 alunos participantes juvenis e iniciados).  


O grande vencedor absoluto Juvenil foi José Rui Matos, aluno do 12.º ano do Colégio do Ave, e Pedro Vieira Carvalho, aluno do 11.º ano da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, obteve o mesmo número de pontos, mas pior coeficiente de desempate.


No escalão Infantil A o grande vencedor absoluto foi João Diogo Pereira, aluno do 3.º ano do Colégio do Ave, que alcançou uma performance invicta: 5,5 pontos em 6 possíveis! De destacar, também, no mesmo escalão, o 3.º lugar alcançado por Luís Ribeiro, aluno do 5.º ano do Colégio do Ave, e a vitória de Inês Oliveira, aluna do 3.º ano do Colégio do Ave, na classificação feminina.


No escalão Infantil B o vencedor foi David Bento (Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado) e é de destacar o 3.º lugar alcançado por Duarte Abreu, aluna do 6.º ano do Colégio do Ave. Também, Sofia Carvalho fechou o pódio absoluto feminino neste escalão.

No escalão Benjamim o Colégio do Ave voltou a alcançar o pleno, pois o grande vencedor absoluto foi João Cotter (2.º ano), com 4 pontos em 5 possíveis, que beneficiou de um melhor desempate que o 2.º classificado José António Ramos (2.º ano). Henrique Fernandes, aluno do 2.º ano do Colégio do Ave, classificou-se em 3.º lugar com 3,5 pontos, fechando o pódio absoluto.
O 3.º Encontro Distrital Escolar de Xadrez – Série B realizar-se-á no dia 7 de março na Escola Básica de Pedome.

Mais informações: