2016/06/19

DCCLXXVII

FINAL FOUR DA TAÇA PORTUGAL DE XADREZ
CLUBE DE XADREZ A2D SONHOU COM A FINAL
GRUPO DESPORTIVO DIAS FERREIRA VENCE CATEGORICAMENTE

 A 38ª edição da Taça de Portugal por Equipas referente à época 2015/2016, teve no passado fim de semana, nos dias 18 e 19 de junho de 2016, a realização da Final Four, composta pelos dois jogos das Meias-Finais e da Final.

Este evento é considerado o segundo mais importante do calendário competitivo coletivo, depois da 1ª Divisão Nacional por Equipas-Fase Final.
Desta forma, no passado fim-de-semana, Alcochete foi a capital do Xadrez Nacional, contando este Campeonato com a organização da Federação Portuguesa de Xadrez e do Sporting Clube Portugal. As eliminatórias tiveram lugar na Academia do Sporting Clube Portugal e viveram-se emoções fortes até ao cair da seta do relógio.

No dia 18 de junho decorreu a Meia-Final, às 15 horas, cujo o sorteio ditou os encontros entre as equipas Grupo Desportivo Dias Ferreira e Associação de Xadrez Portugal/Atlantidiagonal; Sporting Clube Portugal e a equipa B do Clube Xadrez A2D. No primeiro encontro da Meia-Final a equipa matosinhense GDDF vincou o seu favoritismo inicial alcançando uma vitória por 3-1. No segundo encontro da Meia-Final, após três horas e meia de jogo, a equipa da sensação desta competição, CX A2D “B”, tentou contrariar o favoritismo nos dois primeiros tabuleiros dos Mestres do SCP: o jovem atleta famalicense Carlos Novais, no 2º tabuleiro, procurou a vitória desde o primeiro lance da partida perante o MF António Vasques (SCP), após sacrificar dois peões na abertura do jogo, mas não foi feliz; o experiente MN Carlos Dantas após apurada defesa no final da partida alcançou um precioso empate diante o MI Paulo Dias (SCP). Nos 3º e 4º tabuleiros Bruno Ribeiro e João Romano perderam, perante pormenores táticos, com MI Fernando Silva e Tiago Leão, respetivamente. O resultado final fixou-se numa derrota por 0,5-3,5 do jovem clube famalicense que caiu apenas na Meia-final, após uma trajetória de sonho, para mais tarde recordar.


No dia 19 de junho decorreu a Final, pelo segundo ano consecutivo, entre as mesmas equipas, SCP e GDDF, e o troféu foi conquistado, mais uma vez, pela equipa matosinhense GDDF que alcançou o tricampeonato. O sucesso dos matosinhenses nesta 38.ª edição da prova, foi alcançado através das vitórias de MI Jorge Ferreira sobre MI Paulo Dias, na primeira mesa, e de Javier Neredo perante Pedro Rego (SCP), no terceiro tabuleiro.. Os outros dois duelos terminaram com empates: Arian Perez (GDDF) e António Vasques (SCP), no segundo tabuleiro, e André Sousa (GDDF) com Fernando Silva (SCP) no quarto.

O GD Dias Ferreira continua assim uma época quase perfeita a nível coletivo. O clube de Matosinhos já ganhou o Nacional de Rápidas, o Nacional de Semirrápidas e, agora, a Taça de Portugal, tendo falhado apenas a conquista da Supertaça, que foi para a Academia de Xadrez de Gaia.
O próximo grande evento por equipas é o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, que se realizará precisamente em Matosinhos, nas instalações do Hotel Axis, entre os dias 14 e 20 de agosto, e a equipa A do CX A2D tentará, pelo terceiro ano consecutivo, garantir a manutenção na elite nacional de clubes.

Mais informações: