2016/05/08

DCCLXXI

XVII TAÇA DE BRAGA DE XADREZ
CLUBE DE XADREZ A2D SAGRA-SE PENTACAMPEÃO

Decorreu no passado fim-de-semana, a Taça de Braga de Xadrez 2016 na nova sede da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, na Rua da Estação, em Vila Nova de Famalicão.
Após os quartos-de-final se terem realizado na sexta-feira, dia 6 de maio, o sorteio ditou nas Meias-finais, dia 7 de maio, dois encontros entre as equipas B do CX A2D e Clube de Xadrez de Braga e entre as equipas A do CX A2D e CX Braga. A equipa B do jovem clube famalicense fez valer cedo o seu favoritismo vencendo por 3-1 e carimbando pela primeira vez a presença na Final desta emblemática prova coletiva distrital. Carlos Novais (mesa 1), João Romano (mesa 3) e Inês Silva (mesa 4) venceram e Bruno Ribeiro não foi feliz na mesa número 2. Na outra meia-final registou-se um empate por 2-2, mas a equipa A do CX A2D venceu o encontro por vitória em tabuleiro superior (mesa 2). No 1º e 3º tabuleiros registaram-se dois empates do MF Luís Silva e Luís Romano, respetivamente; no 4º tabuleiro Rui Pedro Gomes não foi feliz e, no 2º tabuleiro, o MN Bruno Gomes carimbou a passagem à final com uma convincente vitória.
Desta forma, pela primeira vez na história da AXDB as equipas A e B do CX A2D defrontaram-se na grande Final denotando o excelente momento de forma que atravessam e a homogenia que tem pautado o jovem clube famalicense nas competições distritais absolutas. Viveram-se emoções fortes nas 3 horas e meia de jogo disputadas no dia 8 de maio sorrindo a vitória à equipa A após se ter registado, também, um empate (2-2) decidido por vitória em tabuleiro superior (mesa 1). No 1º e 3º tabuleiros, o MF Luís Silva e Henrique Peres venceram João Romano e Carlos Azevedo, respetivamente. Já no 2º e 4º tabuleiros, Mário Oliveira e Simão Barroso não resistiram à tenacidade de Inês Silva e Andreia Mendes, respetivamente.

Para mais tarde recordar!
Parabéns a todos!


Este evento constituiu mais um marco histórico na vida do jovem clube famalicense, CX A2D, que revalidou o título conquistado pela 5ª vez consecutiva e, desta forma, alcançou o pentacampeonato na prova coletiva mais marcante a nível distrital.