2016/04/24

DCCLXVIII

Encontro Regional Norte de Xadrez Escolar
Associação Académica da Didáxis Vice-Campeã Juvenil
Simão Barroso e Carlos Azevedo dominam pódio absoluto

O Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis participou no passado Sábado, dia 23 de abril, no Encontro Regional Norte de Xadrez Escolar integrado na comitiva do Centro Local de Desporto Escolar - Braga. Este evento decorreu na Póvoa de Varzim na Escola Secundária Rocha Peixoto, contando com o apoio do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Direção de Serviços Região Norte (DSRN),  Centro Local Desporto Escolar do Porto (CLDEP) e Academia de Xadrez de Gaia. Este Torneio envolveu a participação de 48 alunos, pertencentes a 28 escolas dos distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. Este evento dividiu-se em dois Torneios (Iniciados e Juvenis) e disputou-se em sete sessões num sistema semirrápido, em que cada jogador, ao disputar cada partida, dispunha de 20 minutos. A direção e arbitragem estiveram a cargo de Manuel Pintor e Bruno Figueiredo.
É com satisfação que o Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis tem a honra de tornar público que conquistou dois lugares no pódio absoluto na categoria juvenil. O aluno da Didáxis Simão Barroso totalizou 6 pontos e classificou-se em 1º lugar ex-aqueo a par de Gonçalo Martins (Didálvi), mas obteve pior coeficiente de desempate. O 3º lugar do pódio foi ocupado, também, por um aluno da Didáxis, Carlos Azevedo, que obteve 5,5 pontos em 7 possíveis.

A nível coletivo os cinco melhores alunos da Didáxis somaram 23 pontos ficando a 1 ponto da Escola Vencedora, Colégio de Gaia, sagrando-se, assim, Vice-Campeã Regional Escolar de Xadrez. O 3º lugar coletivo foi conquistado pelo Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior-Viana do Castelo (18,5 pontos).

O Clube Escolar de Xadrez da Didáxis fez-se representar por 6 alunos: Simão Barroso (6 pontos; 2º lugar), Carlos Azevedo (5,5 pontos; 3º lugar), Andreia Mendes (4 pontos; 19º lugar), Pedro Pereira (4 pontos; 19º lugar), Simão Cunha (3,5 pontos; 27º lugar) e Ricardo Chaves (2 pontos; 38º lugar). Desta forma, os alunos da Didáxis, Simão Barroso e Carlos Azevedo, apuraram-se para participar na Fase Final Nacional de Xadrez Escolar que decorrerá nos dias 19 a 22 de maio em Aveiro.
No Torneio de Iniciados, José Trigo (Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Foz Coa) foi o grande vencedor na categoria absoluta com 6,5 pontos em 7 possíveis. A Escola EB 2,3 João de Meira conquistou o Título Coletivo Regional Norte Escolar Iniciados. A Didáxis fez-se representar pelo aluno Luís Castro que obteve 4 pontos em 7 possíveis, posicionando-se em 13º lugar em 46 participantes.

De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores) e das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas).