2016/04/09

DCCLXVI

CAMPEONATO NACIONAL DE RÁPIDAS DE JOVENS DE XADREZ
CLUBE XADREZ A2D VINCA DOMÍNIO NO XADREZ NACIONAL JOVEM
CAMPEÃO NACIONAL COLETIVO SUB-20
1º LUGAR EX-AQUEO ABSOLUTO POR CLUBES
3º LUGAR FEMININO POR CLUBES
 Ivo Dias Campeão Nacional Sub-18
Mariana Silva Campeã Nacional Sub-18
João Romano Vice-Campeão Nacional Sub-20
Simão Barroso 3º lugar Sub-16
Inês Silva Vice-Campeã Nacional Sub-16
Bruno Ribeiro 4º lugar Sub-18
José Santos 8º lugar Sub-14
Andreia Mendes 4º lugar Feminino Sub-18

A Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) organizou a 4ª edição do Campeonato Nacional de Jovens na vertente Rápidas (3 minutos para cada jogador completar a partida com 2 segundos de acréscimo por cada lance efetuado) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Externato Cooperativo Benedita e Associação Peão Cavalgante.
Este Torneio decorreu no dia 9 de ABRIL no Pavilhão Gimnodesportivo do Externato Cooperativo da Benedita, com arbitragem a cargo de Altino Costa e direção de prova da responsabilidade do Tesoureiro da FPX, André Couto.
Esta prova revelou-se, mais uma vez, um tremendo sucesso participativo e organizativo, colocando os xadrezistas numa dinâmica imensa, chegando a alguns jogarem 16 partidas diferentes de xadrez!

A delegação do Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis foi chefiada por Carlos Dias e fez-se representar por 2 equipas na competição coletiva JUVENIL (SUB14/SUB20) num total de 16 equipas participantes; e por 8 atletas na competição individual.

Da parte da manhã teve lugar a competição coletiva em que cada uma das equipas disputou 7 partidas a quatro tabuleiros. No final da competição, o grande destaque foi para o Xadrez Famalicense já que o 1º lugar do pódio foi conquistado pela equipa A do CX A2D com uma performance 100% vitoriosa, 7 vitórias em 7 jogos, no escalão JUVENIL, bem como, o surpreendente 4º lugar obtido pela equipa B do CX A2D (4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas). A equipa A do CX A2D foi formada por MN Ivo Dias, Bruno Ribeiro, João Romano e Mariana Silva e a equipa B foi constituída por Andreia Mendes, Inês Silva, José Santos e Simão Barroso.

Da parte da tarde decorreu a competição individual, subdividida em 7 escalões: SUB-08, SUB-10, SUB-12, SUB-14, SUB-16, SUB-18 e SUB-20, e foi composta por 9 rondas. Estiverem presentes no total 237 jovens, dos 6 aos 20 anos, representando 30 clubes diferentes. Decorreram 9 rondas em cada um dos 7 escalões etários, onde além dos objetivos individuais, estavam também em jogo os objetivos coletivos, premiando os clubes com mais classificados nos primeiros 8 lugares de cada escalão absoluto e feminino.
Os grandes destaques desta delegação foram as conquistas do título nacional Sub-18 absoluto e Sub-18 feminino por MN Ivo Dias (8,5 pontos em 9 jogos!) e Mariana Silva (5,5 pontos, 5º lugar absoluto), respetivamente. João Romano, Vice-campeão Nacional Sub-20, e Simão Barroso, 3º lugar Sub-16, revelaram o excelente momento de forma que atravessam, pois subiram ao pódio absoluto nos seus escalões, obtendo 7 pontos em 9 jogos. Inês Silva sagrou-se Vice-campeã Nacional Sub-14 (5 pontos, 8º lugar absoluto) com os mesmos pontos da Campeã Nacional, mas pior coeficiente de desempate. Igualmente em grande destaque, com 5,5 pontos, estiveram Bruno Ribeiro, 4º lugar Sub-18, e José Santos, 8º lugar Sub-14. Finalmente, a xadrezista famalicense Andreia Mendes classificou-se em 4º lugar Sub-18 feminino (3,5 pontos, 18º lugar absoluto). Com apenas 8 atletas participantes o CX A2D classificou-se em 1º lugar nacional  ex-aqueo por clubes (absoluto), a par da EX Porto, mas com pior coeficiente de desempate, e na classificação feminina posicionou-se em 3º lugar apenas com 3 atletas participantes.
A cerimónia de encerramento foi ainda mais abrilhantada com a entrega do diploma oficial “Mestre Nacional de Xadrez Federado” ao jovem atleta famalicense Ivo Dias, o que constituiu mais uma prova do seu domínio no Xadrez Jovem Nacional nas mais recentes épocas desportivas com um elo FIDE superior a 2200!

Os resultados obtidos pelos atletas do jovem clube famalicense, CX A2D, deram continuidade ao domínio que se vai vincando em provas individuais e coletivas no desporto jovem federado no “jogo das 64 casas”, revelando que a aposta sistemática nos jovens resulta em bons resultados a médio e longo prazo como o Nacional de Jovens de Rápidas o comprovou.


Mais informações: