2016/05/01

DCCLXX

OITAVOS E QUARTOS DE FINAL DA TAÇA PORTUGAL DE XADREZ
EQUIPA B DO CLUBE XADREZ A2D APURA-SE PARA A FINAL FOUR




A 38ª edição da Taça de Portugal por Equipas referente à época 2015/2016 teve no passado fim-de-semana, nos dias 30 de abril e 1 de maio, a realização dos Oitavos e Quartos-de-final subdivididos em duas zonas, Norte e Sul. O Clube de Xadrez A2D organizou, em parceria com a Federação Portuguesa de Xadrez e Associação de Xadrez do Distrito de Braga, a eliminatória na Zona Norte reunindo 8 equipas que sonhavam com um lugar na FINAL FOUR da mais emblemática prova do calendário competitivo coletivo.
O CX A2D apurou duas equipas para os Oitavos de Final e após o término dos encontros a equipa A não foi feliz perante o “histórico” Grupo de Xadrez do Porto perdendo pela margem mínima 1,5-2,5. A equipa A foi representada por MF Luís Silva, MN Ivo Dias, Luís Romano e Adriano Macedo. Já a equipa B do jovem clube famalicense fez valer o seu favoritismo inicial perante a equipa B do clube aveirense Galitos averbando uma vitória por 2,5-1,5.


No dia seguinte, 1 de maio, o sorteio dos Quartos-de-final ditou um novo embate com o GX Porto, desta vez, com a equipa B do CX A2D … Após 3 horas e meia de jogo, os jovens atletas famalicenses mostraram, mais uma vez, a sua tenacidade e ambição com duas vitórias no 2º e 4º tabuleiros e uma derrota no 3º tabuleiro. Bruno Ribeiro (tabuleiro 3) não conseguiu contrariar a força de jogo do MN Alberto Paulo Ferreira, mas João Romano (tabuleiro 4) derrotou de forma convincente José Moreira e Carlos Novais (tabuleiro 2) finalizou a sua partida de forma elegante perante José Rodrigues. Com as emoções ao rubro, decorridas 4 horas de jogo, todas as atenções ficaram voltadas para a partida disputada no tabuleiro 1 entre os Mestres Nacionais de Xadrez Carlos Dantas (CX A2D) e António Silva (GX Porto)... Com a sua partida tendencialmente perdida, o MN Carlos Dantas forçou a contenda de tal maneira, atacando o roque do seu adversário. Desta forma, ao não descobrir a ordem correta dos lances na defesa do seu Rei, o MN António Silva desistiu e a eliminatória ficou decidida em favor da equipa B do CX A2D por 3-1, carimbando a inédita passagem às Meias-Finais e disposta a melhorar o resultado da Equipa A que em 2012/2013 atingiu, também, a Final Four.
A Final Four terá lugar a 18 e 19 de junho e as 4 equipas apuradas para a Meia Final são:
- CX A2D ‘B’ (3a Divisão, estreia-se na 1/2 de Final)
- GD Dias Ferreira (1a Divisão, atual detentor do troféu conquistado nas últimas duas épocas)
- Sporting Clube Portugal (1a Divisão, finalista vencido em 2014/2015)
- AX Portugal / Atlantidiagonal ‘A’ (2a Divisão, estreia-se na 1/2 de Final).
Num fim-de-semana em que Vila Nova de Famalicão foi a Capital do Xadrez Nacional enalteceu-se de forma consensual o elevado nível de organização que caracterizou esta eliminatória. A cerimónia de abertura contou com momentos musicais de pura inspiração interpretados pelos alunos Catarina Guimarães (10.2), Rita Barbosa (11.1) e Tiago Azevedo (11.2) e durante toda a prova os alunos do Curso Técnico de Restauração e Hotelaria da Didáxis-Vale S. Cosme foram incansáveis no apoio a este evento escaquístico.
Finalmente, a organização desta prova, em Vila Nova de Famalicão, foi o mote para a Associação Académica da Didáxis e a AXDB efetuarem o lançamento oficial do IV Torneio Internacional Cidade de Famalicão, a 4ª de 6 provas de apuramento do Circuito Nacional de Lentas, que será realizado de 30 de julho a 5 de agosto e que a época passada juntou 89 jogadores num excelente e já carismático torneio nacional. A novidade este ano reside na realização do III Torneio da Associação de Pais da Didáxis, que a 31 de julho, e este ano é parte integrante do Circuito Nacional de Semirrápidas sendo a 5ª de 9 provas de apuramento.



Mais informações:



II TORNEIO RÁPIDAS NO VALE DO XADREZ
RUI PEDRO GOMES VENCE E CONVENCE




Integrado no Programa da organização do evento Oitavos e Quartos-de-final da XXXVIII Taça Portugal de Xadrez, decorreu, na tarde de 30 de abril, o II Torneio de Rápidas no Vale do Xadrez que foi contabilizado para elo FIDE Blitz. Deste modo, este Torneio constituiu uma oportunidade única dos jovens atletas do distrito de Braga terem a possibilidade de defrontarem e conviverem com Mestres do “jogo das 64 casas”. A direção de prova ficou a cargo de Mário Oliveira, professor responsável CX A2D, e Flávio Peixoto foi o responsável pela arbitragem, em que cada partida foi disputa com 3 minutos para cada atleta mais um acréscimo de 2 segundos por cada lance efetuado.
Nas sete sessões animadas por um convívio saudável entre os 32 atletas participantes, o Professor Dinamizador do Clube de Xadrez A2D, Rui Pedro Gomes, não deu hipótese à “concorrência” posicionando-se em 1º lugar de forma convincente ao alcançar uma performance 100% vitoriosa! David Fernandes (CX Braga; 5,5 pontos) e Simão Barroso (CX A2D; 5 pontos) fecharam o pódio absoluto em 2º e 3º lugares, respetivamente.
Por categorias os grandes vencedores foram Vítor Carvalho (Veterano, CX A2D), Maria Miranda (Feminino, AX Barcelos), Alexei Demiantchouk (Sub 20, CX Braga), Ricardo Chaves (Sub 18, CX A2D), Simão Barroso (Sub 16, CX A2D), Diogo Castro  (Sub 14, AX Barcelos), Pedro Gil (Sub 12, CX Ronfe), João Pacheco (Sub 10, CX Braga) e João Pedro Mendes (CX Ronfe).
A cerimónia de encerramento contou com a presença do professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira, representante da Direção Pedagógica da Didáxis – Vale S. Cosme e da Associação Académica da Didáxis, Francisco Assis, bem como, do Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Carlos Dias, e do representante do pelouro do Desporto da CMVNF, Rui Mota. No final, todos foram unânimes ao considerarem que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta atividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.

Mais informações: