2016/05/28

DCCLXXIV

II FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL DE XADREZ 
DIDÁXIS FAZ O PLENO EM DOSE DUPLA
PEDRO GIL SILVA CAMPEÃO DISTRITAL INFANTIL A

PEDRO VIEIRA CARVALHO CAMPEÃO DISTRITAL INFANTIL B
A Escola Básica Integrada de Pedome foi palco da II FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL DE XADREZ do Centro Local Desporto Escolar de Braga do ano letivo 2015/2016, no passado dia 28 de maio, contando com a participação de 14 Escolas do Distrito de Braga, num total de 60 jovens alunos xadrezistas subdivididos nos escalões Infantil A (2007 e 2006) e Infantil B (2004 e 2005).
Este evento foi organizado pelo Clube de Xadrez da EBI de Pedome e contou com o apoio da Associação de Pais da EBI de Pedome, Centro Local de Desporto Escolar –Braga, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e Associação de Xadrez do Distrito de Braga.
A arbitragem e a direção da prova esteve a cargo do professor responsável pelo Clube de Xadrez da EBI de Pedome, António Silva, e os restantes professores responsáveis de cada uma das Escolas foram árbitros auxiliares.
De facto, é reconhecido que os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, refletindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objetivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.


Foi com enorme satisfação que o Clube Escolar de Xadrez da Didáxis viu Pedro Gil Silva (Didáxis; 7 pontos em 7 possíveis) e Pedro Vieira Carvalho (Didáxis; 6 pontos em 7 possíveis) conquistarem o 1º lugar absoluto – Infantil A e 1º lugar absoluto – Infantil B, respetivamente.
O pódio absoluto Infantil A foi completado por Henrique Guimarães (Escola EB 2,3 João de Meira; 5,5 pontos) e Carlos Daniel Sampaio (Didáxis; 5,5 pontos) que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente. O pódio absoluto Infantil B foi ocupado por Maksym Yavorenko (Didáxis; 6 pontos) e Diogo Rodrigues (Escola EB 2,3 Manhente; 5 pontos) que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente.
O Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis fez-se representar com 9 alunos sendo de destacar a prestação dos cinco melhores classificados na Final Infantil A que revalidaram o título coletivo conquistado no ano letivo transato: Pedro Gil Silva (1º lugar; 7 pontos),   Carlos Daniel Sampaio (3º lugar; 5,5 pontos),  João Emanuel Silva (7º lugar; 4,5 pontos), Martim Messias (23º lugar; 3 pontos) e Miguel Lopes (24º lugar; 3 pontos). Desta forma, o título coletivo foi conquistado de forma incontestável obtendo um total de 23 pontos. Na Infantil B os alunos da Didáxis Hugo Silva e Artem Hudymenko obtiveram prestações satisfatórias classificando-se em 10º e 11º lugares, respetivamente.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Diretor da Escola EBI de Pedome, Fernando Lopes, do representante da CMVNF, Rui Mota, do representante da Federação Concelhia das Associações de Pais de Vila Nova de Famalicão, Jorge Pereira, Presidente da AXDB, Carlos Dias, bem como, dos professores responsáveis por cada Grupo Equipa, No final, todos foram unânimes ao considerarem que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta atividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade. Para finalizar, o Diretor da Escola EBI de Pedome, Fernando Lopes, enalteceu “o empenho de todos os Professores, Alunos e Encarregados de Educação na consecução deste tipo de atividades”.
Mais informações: