2016/05/22

DCCLXXIII

IVO DIAS CAMPEÃO NACIONAL ESCOLAR
DIDÁXIS VICE-CAMPEÃ NACIONAL ESCOLAR
O Campeonato Nacional Escolar de Xadrez realizou-se na Escola Básica de Cacia em Aveiro, nos dias 19, 20, 21 e 22 de maio, envolvendo a participação de 63 atletas provenientes das Direções Regionais de Educação do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.
O Clube Escolar de Xadrez da Didáxis, atual octocampeão distrital escolar e vice-campeão regional escolar, fez-se representar por 6 alunos acompanhados pelos professores Ricardo Leite e Mário Oliveira.


Sob a direção do Coordenador Nacional José Cavadas, a PROVA INDIVIDUAL disputou-se em nove sessões, em que cada jogador dispunha de 15 minutos por partida com acréscimo de 5 segundos por cada lance efetuado. Foi com muito orgulho que o Clube Escolar de Xadrez da Didáxis viu Ivo Dias superar a concorrência sagrando-se Campeão Nacional Escolar de Xadrez, de forma imperial, com uma performance invicta: 7 vitórias e 2 empates! Desta forma, este feito inédito para o Concelho de Vila Nova de Famalicão, bem como, para a zona Norte permitirá ao jovem aluno famalicense marcar presença no Mundial Escolar de Xadrez que se realizará no próximo mês de julho em Trabzon na Turquia. Em  2 º e 3º lugares classificaram-se Rafael Saraiva (Escola Secundária José Estevão – Aveiro) e Daniel Fidalgo (Escola Secundária de Sampaio Sesimbra), respetivamente.


Na competição feminina Rita Santos (Escola Santa Joana - Aveiro) foi a grande vencedora classificando-se em 6º lugar absoluto. Beatriz Ribeiro (Escola EB 2,3 João de Meira – Guimarães) e Barbara Dolores (Escola Secundária José Estevão – Aveiro) fecharam o pódio feminino posicionando-se em 2º e 3º lugares, respetivamente.

Os restantes alunos que representaram a Didáxis foram Carlos Azevedo (16º lugar), Henrique Peres (22º lugar), Simão Barroso (25º lugar) e Andreia Mendes (51º lugar). Phoenix Campos exerceu funções de árbitro auxiliar com desempenho de excelência no Torneio Individual e Coletivo.
Coletivamente a Didáxis ainda sonhou com o título nacional… Nos 5 jogos disputados alcançou 4 vitórias e 1 derrota e, desta forma, alcançou o VICE-TÍTULO NACIONAL ESCOLAR POR ESCOLAS. No “jogo do título” a Escola Secundária José Estevão – Aveiro foi mais feliz ao vencer pela margem mínima a Escola famalicense Didáxis por 3-2. O último lugar do pódio foi ocupado pelo Colégio de Gaia. Este torneio foi disputado a 5 tabuleiros, com 15 minutos por partida  e acréscimo de 5 segundos por cada lance efetuado, e reuniu as melhores Escolas representantes de cada Direcção Regional num total de 6 Escolas.


Os alunos representantes da Didáxis foram alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário:
1º tabuleiro: Andreia Mendes (1 pontos em 5 jogos)
2º tabuleiro: Ivo Dias (5 pontos em 5 jogos)
3º tabuleiro: Henrique Peres (5 pontos em 5 jogos)
4º tabuleiro: Carlos Azevedo (3 pontos em 5 jogos)
5º tabuleiro: Simão Barroso (4 pontos em 5 jogos).
Tabela cruzada
Rk.
Equipa
1
2
3
4
5
6
 Des 1 
  
1
Agrup Esc José Estêvão
 * 
3
4
4
5
18,5
AVEIRO
2
A2D-Didaxis
2
 * 
3
3
5
4
17,0
FAMALICÃO
3
Colégio Gaia
2
 * 
5
5
17,0
GAIA
4
Instuto Pedro Hispano
1
2
 * 
5
4
14,5
SOURE
5
AE Emídio Navarro
1
0
0
0
 * 
4
5,0
ALMADA
6
Esc Sec Gabriel Pereira
0
1
0
1
1
 * 
3,0
ÉVORA

De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores), das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas), das várias Direções de Serviços Regionais de Educação e Estrutura Central (D.G.I.D.C.). A montagem dos nacionais estudantis – iniciativa de grande importância, fundamental, no fomento da prática desportiva entre os jovens dos ensinos básico e secundário, com reflexos naturais na participação dos mesmos nas atividades do movimento associativo – envolveu as estruturas do Ministério de Educação e Ciência a nível central e regional e as equipas das Escolas do Concelho de Aveiro que se mobilizaram no aspeto técnico e organizativo.

Mais informações: