2014/08/14

DCL

Olimpíadas de Xadrez 2014
Maria Inês Oliveira obtém título de Mestre Fide Feminina

As Olimpíadas de Xadrez 2014, evento que se realiza de 2 em 2 anos, disputaram-se em Tromso, na Noruega, de 1 a 14 de agosto de 2014. Esta foi a 41ª edição deste grande evento internacional de Xadrez, nesta que é a maior competição de Xadrez do mundo. Foram 179 os países representados, havendo 179 Seleções na Competição Absoluta e 139 Seleções na Competição Feminina, num total de mais de 1500 jogadores presentes e a jogar xadrez ao mesmo tempo no mesmo local.
Portugal esteve presente com ambas as seleções, na procura de melhorar os resultados obtidas em anos transatos. Além dos objetivos coletivos, existiam os objetivos individuais, que fruto do desempenho de cada jogador durante os encontros poderia haver lugar à obtenção de títulos e normais internacionais.

MN Pedro Rego, na sua primeira participação olímpica, conquistou o título CM (ficou a escassos 3 pontos do elo Fide  2300 e, desta forma, alcançar o título de MF),
 alcançando a melhor prestação individual da Seleção Absoluta: 6 pontos em 8 possíveis!
Parabéns!
Na competição absoluta, a nossa Seleção teve uma prestação bastante positiva, tendo conquistado vitórias muito interessantes contra seleções do mesmo nível que a nossa e estando prestes a ter grandes resultados contra equipas teoricamente mais fortes. No total das 11 Rondas saldam-se 6 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, tendo sido melhorada a classificação de épocas passadas e mais principalmente, tendo-se conseguido classificar 16 lugares acima do seu ranking inicial, dentro do 1º terço da tabela classificativa  (58º final quando era 75º, 13 pontos). De notar igualmente o 3º lugar na Categoria C das Seleções Absolutas. O grande destaque individual foi o título de Candidato a Mestre (CM) obtido pelo Mestre Nacional Pedro Rego que obteve a melhor perfomance (6 pontos em 8 jogos, conquistando 24 pontos de elo FIDE), ficando muito perto de alcançar o título de Mestre FIDE.

Da esquerda para a direita:
WCM Sandra Correia, WCM Rita Jorge,  WFM Margarida Coimbra, WCM Sara Monteiro, Francisco Castro (Presidente da FPX) e WMF Maria Inês Oliveira .
Maria Inês Oliveira alcançou o título de WFM , na sua segunda participação olímpica, obtendo um excelente desempenho na Seleção Feminina!
Parabéns!
A Seleção Feminina teve tarefa mais complicada, tendo adversários muito difíceis pela frente. Depois de um início complicado, acabou por dar a volta e conquistar importantes vitórias e estando na luta com seleções muito experientes e rotinadas nestes momentos grandes de xadrez. No final acabou por ser uma prestação competente duma seleção jovem, 5 vitórias e 6 derrotas, e com margem de progressão, tendo conseguido um importante objetivo de se classificar acima do ranking inicial (75º final quando era 84º, 10 pontos), sendo premiada com o 3º lugar na Categoria D das Seleções Femininas. O grande destaque individual foi a conquista do título de Mestre FIDE Feminina (WFM) da jovem atleta famalicense, bicampeã nacional sénior, Maria Inês Oliveira (6 pontos em 10 jogos, conquistando 42 pontos de elo FIDE) que ocupou o 2º tabuleiro da Seleção Nacional Feminina Sénior. As atletas Rita Jorge (4,5 pontos em 9 jogos) e Sandra Correia (4 pontos em 7 jogos) conquistaram o título Candidata a Mestre Feminina (WCM).

As Seleções foram compostas por:

Seleção Absoluta
PAULO DIAS - Sporting CP
JORGE FERREIRA -GD Dias Ferreira
SÉRGIO ROCHA - FC Barreirense
PEDRO REGO - Sporting CP
HUGO LIMA SANTOS - Clube TAP

Seleção Feminina

MARGARIDA COIMBRA -Palma e Arredores
MARIA INÊS OLIVEIRA - AAD-NXV S. Cosme
SARA MONTEIRO -ADRC Mata de Benfica
SANDRA CORREIA -CPND Albufeira
RITA JORGE -Sporting CP

Os capitães das Seleções foram o MI Luís Santos na Seleção Absoluta e o MN Vítor Guerra na Seleção Feminina.


Relativamente a resultados finais, o vencedor do Torneio Absoluto foi a China com 19 pontos (8 vitórias e 3 empates), sendo que os restantes lugares do pódio foram preenchidos pela Hungria e pela Índia. O Torneio Feminino terminou com o pódio classificativo igual à edição transata (Turquia 2012) com uma vitória por parte da equipa Russa (20 pontos), seguida da China em segundo lugar e da Ucrânia em terceiro lugar.

Mais informações: