2014/07/15

DCXLIII

Jogos da FISEC / FICEP 2014 - XADREZ | EUROPEU DESPORTO ESCOLAR
IVO DIAS SAGRA-SE CAMPEÃO EUROPEU DE XADREZ
6 medalhas para Portugal e um Troféu – Fair-Play

Delegação Portuguesa partiu para a Áustria com fortes ambições...
Parabéns!

A Federação Internacional de Escolas de Educação Católica (FISEC) e a Federação Internacional Católica de Educação Física (FICEP) organizaram a 66ª edição dos Jogos de Verão 2014, de 8 a 14 de julho em Viena de Áustria, que  estão relacionados com o Desporto Escolar. Portugal está integrado na FISEC e esteve representado por 80 alunos e 20 Professores de várias modalidades, entre as quais o Xadrez.

A selecção portuguesa fez-se representar por 4 alunos xadrezistas: Ivo Dias (Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis), Luís Ferreira (Escola Secundária da Lourinhã), Joana Branco (Instituto Pedro Hispano - Soure) e Rita Santos (Escola Básica do Eixo – Aveiro), tendo sido acompanhados pelo Coordenador Nacional da modalidade de Xadrez José Cavadas.

Pela primeira vez, Portugal participou na vertente escolar do “jogo das 64 casas” e nas duas provas que decorreram – Campeonato de Semi-rápidas (30 minutos por jogador) e de Rápidas (5 minutos por jogador) – Ivo Dias venceu-as de forma categórica no escalão Juvenil e , desta forma, sagrou-se CAMPEÃO EUROPEU ESCOLAR DE XADREZ nas duas vertentes.

José Cavadas referiu que “os objectivos para estes campeonatos foram amplamente alcançados com a obtenção de vários pódios, bem como, na conquista do Troféu de Equipa Fair Play”.  Na cerimónia de encerramento o jovem atleta famalicense, Ivo Dias, em representação da equipa portuguesa foi ao palco receber o “Prémio Fair Play”, considerado pela organização deste evento o prémio mais importante pelo simbolismo e cultura que se rege o Desporto Escolar implementado nas Escolas.

O Clube Escolar da Associação Académica da Didáxis orgulha-se dos excelentes resultados obtidos pela delegação portuguesa, nomeadamente pela obtenção dos dois títulos europeus escolares “fruto do excelente trabalho desenvolvido na Didáxis em alicerces que têm como base a formação harmoniosa e integral da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade”.

Ivo Dias venceu e convenceu na Categoria Juvenil nas duas vertentes: Rápidas e Semirrápidas!
Parabéns!

A consagração dos jovens atletas portugueses premiados na 66ª edição dos Jogos Europeus Escolares de Verão : Joana Branco, Ivo Dias e Luís Ferreira!
Parabéns!