2014/07/27

DCXLVII

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE XADREZ
DIDÁXIS DOMINA XADREZ JOVEM NACIONAL FEMININO 
Maria Alice Oliveira Campeã Nacional Sub-12 e Vice-Campeão Sub-12
Maria Inês Oliveira Campeã Nacional Sub-18
Mariana Silva Campeã Nacional Sub-16
Inês Silva 3º lugar femininoSub-14
Maria Elisa Oliveira 3º lugar femininoSub-10
Adriano Macedo 3º lugar Sub-20
Decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Luso, entre os dias 23 e 27 de julho, o Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez na vertente Lentas (90 minutos para cada jogador acabar a partida com 30 segundos de incremento por cada lance efetuado). Os Campeonatos Nacionais de Jovens foram organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio Câmara Municipal da Mealhada, da Junta de Freguesia do Luso e do Inatel.
 A competição nacional de jovens subdividiu-se em 7 torneios, designadamente: sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20, num total de 250 jogadores participantes.
O Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis participou neste torneio pela décima primeira vez consecutiva, fazendo-se representar por onze atletas, sendo o balanço muito positivo, perspetivando-se, com efeito, o desenvolvimento da modalidade e a respetiva sedimentação no Concelho de Vila Nova de Famalicão. O responsável pela delegação do jovem clube famalicense foi a professora Mariana Faria que contou com o apoio técnico do Capitão da Equipa B, Luís Romano.
Os atletas premiados do Clube Escolar de Xadrez da AA Didáxis: 
(da esquerda para a direita)
Inês Silva, Mariana Silva, Maria Inês Oliveira, Maria Elisa Oliveira, Maria Alice Oliveira e Adriano Macedo.
Parabéns!

Foi, pois, com enorme satisfação que se registou, em 36 Clubes participantes, a conquista de uma convincente vitória, por Clubes, na Classificação Nacional Jovem Coletiva Feminina, depois da AA Didáxis ter conquistado, na presente época, o mesmo título nas vertentes Rápidas e Semirrápidas: uma tripla vitória inédita no panorama escaquístico nacional! Para este feito notável contribuíram decisivamente os títulos nacionais femininos conquistados por Maria Alice Oliveira (Sub-12), Mariana Silva (sub-16) e Maria Inês Oliveira (Sub-18), bem como, o 3º lugar no pódio das jovens atletas famalicenses Maria Elisa Oliveira (Sub-10) e Inês Silva (Sub-12). Em 2º e 3º lugares classificaram-se, respetivamente, o Colégio Português (Aveiro) e o Clube de Xadrez Dona Filipa Lencastre (Lisboa). No que diz respeito a Classificação Nacional Jovem Coletiva Absoluta, a AA Didáxis classificou-se em 5º lugar absoluto a escasso 1 ponto do pódio, o que espelhou, mais uma vez, o domínio do jovem clube famalicense no Xadrez nacional Jovem. O pódio foi composto por Colégio Português (Aveiro), Sporting Clube Portugal (Lisboa) e Clube de Xadrez Dona Filipa Lencastre (Lisboa).
Maria Alice Oliveira esteve mais uma vez em destaque com uma dupla subida ao pódio: 
Título feminino e Vice-Título absoluto Sub-12!
Parabéns!

A nível individual o grande destaque da comitiva da AA Didáxis foi a excelente prestação de Maria Alice Oliveira que colecionou ao Título Nacional Feminino Sub-12, o Vice-Título Nacional Absoluto Sub-12 mostrando o excelente momento de forma que atravessa com a obtenção destes brilhantes resultados. Em evidência, também esteve o jovem atleta famalicense Adriano Macedo, na categoria Sub-20, ao alcançar o 3º lugar do pódio absoluto, depois de empatar na 7ª e última sessão com o Campeão Nacional José Margarido (PROFIGAIA - Escola Profissional).
Os restantes nove atletas que vestiram as cores da Didáxis posicionaram-se, na classificação absoluta, do seguinte modo: Maria Elisa Oliveira (Sub-10; 10º lugar; 4,5 pontos); João Emanuel Silva (Sub-10; 42º lugar; 2,5 pontos); Carlos Daniel Sampaio (Sub-10; 44º lugar; 2 pontos); Ana Inês Silva (Sub-14; 8º lugar; 5 pontos); Ivo Dias (Sub-16; 5º lugar; 5 pontos); Bruno Ribeiro (Sub-16; 7º lugar; 4,5 pontos); Mariana Silva (Sub-16; 8º lugar; 4,5 pontos); Maria Inês Oliveira (Sub-18; 5º lugar; 4 pontos) e João Romano (Sub-18; 15º lugar; 3,5 pontos).
A Delegação do Clube Escolar De Xadrez da AA Didáxis: para mais tarde recordar...
Parabéns!

Atendendo aos resultados obtidos por estes jovens atletas famalicenses pode considerar-se como uma aposta ganha, a formação contínua de atletas, dirigentes e treinadores, revelando-se numa progressão efetiva e consistente do Xadrez Concelhio na última década!
O Clube Escolar de Xadrez da AA Didáxis gostaria de agradecer o apoio da Cooperativa de Ensino Didáxis CRL, da Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, bem como, aos Encarregados de Educação pela sua organização no transporte e toda a logística necessária para o bem-estar dos nossos atletas.

Mais informações: