2014/07/20

DCXLIV

O I Campeonato Nacional de Seleções Distritais contou com dois escalões distintos, Absoluto e Jovens, e colocou frente a frente em sistema eliminatória equipas de 4 jogadores das Associações Territoriais de todo o país. Foram quatro distritos – Aveiro, Braga, Coimbra e Porto - que aderiram a este desafio da Federação Portuguesa de Xadrez, esperando que este evento se consolide como mais um sucesso na competição nacional e interassociações em futuras edições.
~
Ambiente geral.

AXDB conquistou a "dobradinha" no I CN das Seleções Distritais!
Parabéns!

Esta 1ª edição teve lugar no Luso, nas instalações do Inatel, no dia 20 de julho, antecedendo o Campeonato Nacional de Jovens que se realizará entre os dias 23 a 27 de julho no mesmo palco.
O Capitão da AA Ddáxis, Bruno Gomes, liderou a Seleção Distrital Absoluta da AXDB à vitória final!
Carlos Dias, presidente da AXDB, chefiou a comitiva distrital para mais um momento de consagração coletiva!
Parabéns!
Na Competição Nacional Absoluta reinou o equilíbrio nas Meias-finais, tendo ambos os jogos terminado com um empate a 2 pontos, ficando apurada a AXD Braga e AXD Coimbra por terem conquistado vitória em tabuleiro superior. O jovem atleta famalicense Bruno Gomes (Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis) comandou a sua equipa, no 1º tabuleiro, à vitória final numa performance 100% invicta e, desta forma, no jogo da Final, a AXD Braga revelou-se mais forte, ganhando por 3 pontos a 1 e sagrando a Campeã Nacional. A Seleção Absoluta do Distrito de Braga foi constituída por mais quatro atletas de clubes vimaranenses: Mestre Nacional Paulo Pinho (2º tabuleiro, GDR Amigos de Urgeses), Anatoli Khodorov (3º tabuleiro, CX Escola João de Meira), Orphe Bolhari (4º tabuleiro, CX Escola João de Meira) e José Monteiro (4º tabuleiro, GDR Amigos de Urgeses).
A Seleção Jovem da AXDB foi constituida por quatro atletas filiados na AA Didáxis!
Parabéns!
Na Competição Nacional Jovem, os jogos não se revelaram tão equilibrados... Nas Meias-finais a AX Aveiro ganhou por 4 a 0 a AXD Coimbra e a AXD Braga venceu por 3 a 1 a AX Porto. Já no jogo da Final, foi um jogo muito equilibrado terminando com um empate a 2 pontos entre a equipa de Braga e Aveiro, sorrindo a vitória final a Braga devido a vitória em tabuleiro superior do jovem atleta famalicense Ivo Dias (Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis), que comandou a sua equipa, no 1º tabuleiro, à vitória final numa performance 100% vitoriosa. A Seleção Jovem do Distrito de Braga foi constituída por mais três jovens atletas filiados no Clube Escolar de Xadrez da AA Didáxis: Adriano Macedo (2º tabuleiro), Bruno Ribeiro (3º tabuleiro) e Rui Pedro Gomes (4º tabuleiro).
Ivo Dias capitaneou e liderou a Seleção Jovem da AXDB rumo à vitória final!
Parabéns!

 
AXDB sagra-se Campeã  Nacional Absoluta e Jovem!
PARABÉNS!!
 
Mais informações: