2012/09/15

CDXCVII


CAMPEONATO DISTRITAL DE XADREZ RÁPIDAS
LUÍS SILVA SAGRA-SE VENCEDOR E FAZ TRIPLA DISTRITAL
ESCOLA JOÃO DE MEIRA-B VENCE COLETIVAMENTE

Da esquerda para a direita:
Mário Oliveira (professor responsável), Bruno Gomes, Luís Silva, Ivo Dias, Rui Pedro Gomes e Carlos Dias (Presidente AXDB)
NXVSC-Didáxis renovou o Vice-Título Distrital Coletivo!
Parabéns!

Luís Silva demonstrou, mais uma vez, o excelente momento de forma que atravessa conquistando 15 vitórias em 15 jogos (7 jogos por equipas e 8 jogos Individual) no Campeonato Distrital de Rápidas! 
Com esta vitória entrou no grupo restrito ( o mais novo!) de atletas que obtiveram uma TRIPLA:
 Distrital Absoluto Lentas, Semi-Rápidas e Rápidas!
Parabéns!


O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez na vertente Rápidas realizou-se no passado dia 15 de setembro, sábado, na Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis, com arbitragem a cargo do presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Carlos Dias, e direção da prova sob a responsabilidade do professor responsável do Núcleo de xadrez Vale s. Cosme-Didáxis, Mário Oliveira.
O sistema adotado nesta vertente do “jogo das 64 casas” consiste numa partida com duração de 10 minutos (5 minutos para cada jogador finalizar a partida).

Da parte da manhã, realizou-se o Torneio por Equipas onde cada sessão era disputada por 4 tabuleiros de cada clube e participaram 13 equipas num total de 52 atletas inscritos. Depois do Vice-Título Distrital Coletivo conquistado na época passada, a equipa A do Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme-Didáxis partia como a 1ª cabeça de série… No entanto, o NXVSC-Didáxis A, que até à 4ª sessão liderava confortavelmente o Torneio Coletivo, foi surpreendido na 5ª sessão pela equipa B do CX Escola EB 2,3 João de Meira com uma derrota por 3-1!
Desta forma, a luta pelo 1º lugar decorreu até ao último instante, pois ambas as equipas obtiveram os mesmos pontos, mas o desempate final no confronto direto beneficiou a jovem equipa vimaranense. A equipa A do CX Escola EB 2,3 João de Meira ocupou o último lugar do pódio, com um ponto a menos da liderança.

A jovem equipa famalicense do NXVSC-Didáxis, que se sagrou Vice-Campeã Distrital, foi constituída por Luís Silva (1º tabuleiro, 7 pontos em 7 jogos), Bruno Gomes (2º tabuleiro, 5 pontos em 7 jogos), Ivo Dias (3º tabuleiro, 5 pontos em 7 jogos) e Rui Pedro Gomes (4º tabuleiro, 6 pontos em 7 jogos).

Da parte da tarde, decorreu o Torneio Individual contando a participação de 46 atletas federados. O grande vencedor foi o Luís Silva (NXVSC-Didáxis) com uma performance 100% vitoriosa, tal como já tinha sucedido no Torneio Coletivo, alcançando 8 vitórias em 8 jogos! Desta forma, esta foi a terceira vez na história do Xadrez Distrital que um atleta vence os Campeonatos Absolutos nas vertentes rápidas, semi-rápidas e lentas na mesma época: uma autêntica tripla distrital conquistada com a particularidade do jovem atleta famalicense ter apenas 17 anos de idade! Em 2º, 3º, 4º lugares, a 2 pontos de distância (!) da liderança, classificaram-se, de acordo com os critérios de desempate, Adriano Macedo (CCCBarcelos), Luís Gonçalves (CX Escola EB2,3 João de Meira) e Fernando Silva (GDRAU), respetivamente. Em 5º, 6º e 7º lugares, com 5,5 pontos em 8 jogos, classificaram-se, de acordo com os critérios de desempate, Anatoli Khodorov (CX Escola EB 2,3 João de Meira), Bruno Gomes (NXVSC-Didáxis) e Carlos Novais (CX Escola EB 2,3 João de Meira).
Esta prova, contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e do NXVSC-Didáxis e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, representando mais uma manifestação do empenho e dedicação na promoção e sedimentação do Xadrez no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Ambiente Geral.

Da esquerda para a direita:
Mário Oliveira (Diretor de Prova), Carlos Dias (Árbitro Principal), Luís Silva, Adriano Macedo, Luís Gonçalves, Fernando Silva, Anatoli Khodorov e João Martinho (Vice-Presidente da AXDB). 

Pódio Individual.
Parabéns!

Da esquerda para a direita:
Ana Meireles, João Martinho (professor responsável), David Melo e Mariana Silva.
A equipa B do Clube de Xadrez Escola EB 2,3 João de Meira sagrou-se a grande vencedora da competição coletiva.
Parabéns! 


Mais Informações: