2012/07/29

CDLXXXVII


1º Torneio de Xadrez Braga Shopping 
Cinemas Cinemax
“Jogou-se Xadrez ao mais alto nível em Braga”
NXVSC-DIDÁXIS (mais uma vez) IMPERIAL

Ambiente geral:
“Jogou-se Xadrez ao mais alto nível em Braga”

 Pódio Absoluto (da esquerda para a direita):
David Fernandes (organização), José Gomes (Administrador do Braga Shopping e dono dos Cinemas Cinemax), Yaroslav Minakov (NXVSC-Didáxis), Luís Silva (NXVSC-Didáxis) e Luís Romano (NXVSC-Didáxis).

Pódio Escalões (da esquerda para a direita):
Rui Pedro Gomes (NXVSC-Didáxis), Ivo Dias (NXVSC-Didáxis) e Beatriz Sá (Lomarence GC)

No passado sábado - dia 28 de Julho - decorreu em Braga, na Praça da Alimentação do Braga Shopping, das 14h30 até às 19h00 o 1º Torneio de Xadrez do Braga Shopping – Cinemas Cinemax na vertente semi-rápidas (15 minutos para cada jogador terminar a partida).
O Torneio foi organizado pelos Cinemas Cinemax em parceria com o Lomarense GC e contou com a presença de 70 atletas, alguns a título individual mas muitos deles provenientes de clubes de xadrez do distrito, bem como de Mirandela, Porto e Viana do Castelo. Este apoio desde cedo apadrinhado pela Associação Xadrez do Distrito de Braga, contou com os apoios da BloomIdea, Zebra, Lavandaria Online, CEJ, FPX, bem como dos órgãos de comunicação social Correio do Minho, Diário do Minho, Portal da Cidade e Xadrez64.
Com um cartaz alusivo ao cinema, ou não fossem as pipocas exemplo disso, este torneio teve como objectivo primário divulgar a modalidade de Xadrez em Braga e proporcionar a todos os praticantes passarem uma tarde agradável na prática de um desporto saudável, ora não fosse o xadrez uma modalidade muito enriquecedora para o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos atletas.
O evento foi de participação gratuita e livre a todos os escalões e sexos. No final da prova ocorreu a tradicional cerimónia de entrega de prémios e os 3 primeiros lugares da classificação geral recaíram para os jogadores do Núcleo de Xadrez VSC-Didáxis, Luís Romano, Yaroslav Minakov e Luís Silva (3º, 2º e 1º lugares respectivamente).
Houve ainda a oferta de uma entrada livre para um filme à escolha no Cinema Cinemax para os primeiros melhores atletas por grupos de escalão. Beatriz Sá do Lomarense GC, melhor no escalão de Sub 8 a 10, Ivo Dias melhor no escalão de Sub 12 a 14 e Rui Gomes no escalão de Sub 16 a 20, ambos do NXVSC - Didáxis. Todos os restantes participantes obtiveram um desconto de 20% na compra de um bilhete de cinema.
(Nota de imprensa e fotografias gentilmente cedidas pelo seccionista do Lomarense GC, David Fernandes)