2012/07/19

CDLXXXV


40ª OLIMPÍADAS DE XADREZ
ATLETA DO NXVSC-DIDÁXIS
CONVOCADA PARA A SELEÇÃO NACIONAL FEMININA


Inês Machado Oliveira continua a fazer história: 
convocada para a Seleção Nacional Feminina de Xadrez para participar nas 40ª Olimpíadas do Xadrez! 
Parabéns!

É com satisfação que o Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis tem a honra de tornar público que a atleta Inês Machado Oliveira, com apenas 15 anos de idade, foi selecionada para participar nas Olimpíadas de Xadrez! Esta competição internacional reunirá os melhores jogadores de Xadrez do Mundo e realizar-se-á entre os dias 27 de Agosto e 10 de Setembro de 2012, em Istambul na Turquia.


 A Federação Internacional de Xadrez é membro do Comité Olímpico Internacional (COI), mas “o jogo das 64 casas” ainda não participou como uma das modalidades nos Jogos Olímpicos, possuindo a sua própria Olimpíada Mundial de Xadrez, que ocorre a cada dois anos, com a participação de Seleções provenientes de todos os países do mundo.

Este facto inédito no Xadrez Distrital marca, assim, a estreia de uma atleta numa Seleção Nacional Absoluta na mais importante competição escaquística por equipas do Mundo! Este grande evento internacional, que já vai na sua 40ª edição, terá o Xadrez Nacional mais uma vez representado neste momento alto do Xadrez Internacional, com duas Seleções:
-cinco melhores atletas nacionais masculinos constituem a Seleção Masculina,
-cinco melhores atletas nacionais femininos constituem a Seleção Feminina.

A jovem famalicense, Inês Machado Oliveira (atual Vice-Campeã Nacional Sénior), ocupará, em princípio, o 4º tabuleiro da Seleção Nacional Feminina Sénior, atrás de experientes atletas: Ana Baptista (Mestre Fide Feminina), Catarina Leite (Mestre Internacional Feminina) e Margarida Coimbra (Mestre Fide Feminina), por ordem decrescente de tabuleiros. O 5º tabuleiro será ocupado por uma atleta, também, bastante experiente: Sara Monteiro (Candidata a Mestre Fide Feminina). 

Segundo o presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Francisco Castro, “a atleta Maria Inês Machado Oliveira tem tido um progresso assinalável nos últimos 2 anos. É uma jogadora que reúne 4 características fundamentais numa grande jogadora: Capacidade de concentração, inteligência, espírito competitivo e amor ao Xadrez. Tem potencial para, ao longo da sua carreira, ser a melhor jogadora Portuguesa e eventualmente tornar-se Mestre Internacional de Xadrez. Com atletas como a Maria Inês Oliveira o xadrez Feminino em Portugal está bem servido".

A delegação será chefiada por Ana Ferreira e Francisco Castro, e os capitães das Seleções Masculina e Feminina serão Luís Santos (Mestre Internacional) e Fernando Silva (Mestre Internacional), respetivamente.

A convocatória pode ser consultada em: