2012/07/08

CDLXXXIII

IVO DIAS em destaque no final da época escaquística


A Secção de Xadrez do Clube de Campismo Caravanismo de Barcelos, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Barcelos, Empresa Municipal de Desportos e Associação de Xadrez do Distrito de Braga, organizou o Torneio de Aniversário do 40º CCCBarcelos.

Esta prova contou com a participação de 29 atletas provenientes de cinco clubes da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e decorreu de 2 a 6 de julho com ritmo de jogo lento: 90 minutos+30 segundos por lance por jogador para o desenrolar de cada partida.

A arbitragem esteve a cargo do atual presidente da AXDB, Carlos Dias, e o diretor desta prova foi Filipe Costa, seccionista de Xadrez do CCCB.

A prova contou para elo FIDE e o grande destaque foi para o jovem xadrezista Ivo Dias (Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis), atual Vice-Campeão Nacional Sub-14, que alcançou um brilhante 2º lugar, quando à partida era o 4º cabeça de série, o que lhe permitirá uma subida de 9 pontos de elo Fide! O iraniano Orphe Bolhari (Grupo Desportivo Recreativo Amigos de Urgeses) era o grande favorito à conquista deste torneio e não deu hipótese à concorrência com uma performance 100% vitoriosa. Carlos Novais (Clube de Xadrez da Escola E.B. 2,3 João de Meira), 2ºcabeça de série, fechou o pódio.

No dia seguinte, 7 de julho, a Junta de freguesia de Joane em parceria com o clube de xadrez da Escola EBI de Pedome, organizou, pela segunda vez consecutiva, o II Torneio Aberto de Xadrez - Sub 20, em partidas de semirrápidas, destinado a jovens federados e não federados, nascidos até 1992 (escalões sub 08 a 20). Esta prova contou com a participação de 48 jovens atletas, 13 dos quais provenientes do NXVSC-Didáxis, a arbitragem esteve a cargo, mais uma vez, de Carlos Dias, e a direção da prova foi conduzida por António Silva e Cláudio Cadeia.

Ivo Dias revalidou a conquista da época passada obtendo uma performance invicta (6 vitórias e 1 empate) e deixando o 2º, Diogo Martins (CCCB) e 3º, Pedro Mendes (CXE EB 2,3 João de Meira), classificados a meio e um pontos de distância do 1º lugar, respetivamente!


Mais informações:
http://chess-results.com/tnr75870.aspx?art=1&rd=5&lan=10&fed=POR&turdet=YES


http://chess-results.com/tnr76760.aspx?art=1&lan=10&fed=POR


http://www.xadrez64.com/noticia/1323